Moradores de Floresta recebem 42 casas populares

Unidades foram construídas com recursos do Fundo Municipal de Habitação que contou com emendas parlamentares entregues pelo deputado Enio Verri

Moradores de Floresta recebem 42 casas populares
                
                    Unidades foram construídas com recursos do Fundo Municipal de Habitação que contou com emendas parlamentares entregues pelo deputado Enio Verri

Famílias de baixa renda do município de Floresta, no Noroeste do Paraná, foram beneficiadas com a entrega de 42 casas populares do Conjunto Habitacional Sonho Meu. As moradias foram construídas com recursos próprios do Fundo Municipal de Habitação da prefeitura, que contou com emendas parlamentares repassadas pelo deputado federal Enio Verri (PT) para as áreas de Educação e Saúde, que permitiram a sobra de dinheiro no caixa municipal e a construção dos imóveis. As residências entregues são em alvenaria, medem 60m2 e têm sala, cozinha, dois quartos e banheiro. O investimento chegou a R$ 2,2 milhões. No local, houve o sorteio da localização das moradias e a entrega das chaves aos beneficiários.  

Na solenidade, também foram anunciadas a construção de mais 22 casas populares pelo mesmo sistema. Os mutuários e autoridades presentes respeitaram as medidas de prevenção a Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras de proteção. Para os demais familiares e população, a cerimônia foi transmitida pela internet e pelas redes sociais da prefeitura.



Os imóveis entregues no município de Floresta têm condições de financiamento imobiliário direto com a prefeitura, com parcelas de R$ 250,00 ao mês, que deverão ser pagas no período de 25 anos. De acordo com o prefeito Ademir Luiz Maciel, o “Dê”, o programa de habilitação é diferente de outras iniciativas municipais, estaduais e federais. “Aqui as famílias carentes beneficiadas não precisam comprovar renda e nem ter ‘nome limpo’ no Serasa”, explica o prefeito. Também não é exigido pela prefeitura valor de entrada pelas casas populares, pois o objetivo do programa é facilitar a vida das famílias que têm essas dificuldades.

A cerimônia de entrega das residências aos mutuários também contou com a presença da vereadora Silvanir Pereira Higino Sandrigo (PT), a enfermeira Silvanir – parceria do mandato do deputado federal na cidade de Floresta. Para Enio Verri, é uma alegria ajudar na realização do sonho da casa própria para essas 42 famílias. “Todo brasileiro sonha em ter uma moradia, em sair do aluguel e neste momento de crise, essa possibilidade de conquista de uma casa é uma alegria imensurável para quem recebe o imóvel e para nós, que trabalhamos para conseguir recursos que permitissem a construção dessas casas populares”, comemora o deputado.

A família da Márcia Bertaglia Carvalheiro, 30 anos, é uma das beneficiadas pelas casas populares entregues no fim de semana em Floresta. Ela diz que o sonho da casa própria era antigo.  “Foi a realização de um sonho. Um sonho que era do meu pai, que construía casas, mas nunca conseguiu ter uma”, comemora.


O sonho da casa própria

No Brasil, segundo estudo da Datastore (empresa especializada em pesquisas do setor imobiliário) divulgado em março deste ano, 13 milhões de famílias têm o sonho de comprar a casa própria em até dois anos. E o desejo se fortaleceu entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021. Já a intenção para compra de um imóvel nos próximos 12 meses ficou estável, em 57% – mesmo percentual da pesquisa realizada nos meses de novembro e dezembro de 2020.