Morre aos 65 anos John Sykes, guitarrista dos Whitesnake

Sykes era mais conhecido pela sua passagem pelos Whitesnake e Thin Lizzy. Uma verdadeira lenda do rock.

reprodução: euro news

O guitarrista britânico de rock John Sykes, que tocou em bandas aclamadas como Whitesnake e Thin Lizzy, morreu aos 65 anos.

A morte de Sykes foi anunciada através da sua página oficial do Facebook na segunda-feira à noite, confirmando que não tinha resistido a um câncer.

“É com grande tristeza que partilhamos que John Sykes faleceu após uma dura batalha contra o câncer. Será recordado por muitos como um homem com um talento musical excecional mas, para aqueles que não o conheciam pessoalmente, ele era um homem atencioso, gentil e carismático cuja presença iluminava a sala”.

“Marchava ao ritmo do seu próprio tambor e apoiava sempre os mais desfavorecidos. Nos seus últimos dias, falou do seu amor sincero e da sua gratidão pelos seus fãs que o apoiaram durante todos estes anos. Embora o impacto da sua perda seja profundo e o ambiente sombrio, esperamos que a luz da sua memória extinga a sombra da sua ausência”, lê-se no comunicado.

Sykes era mais conhecido pela sua passagem pelos Whitesnake e Thin Lizzy.

Começou a carreira em 1980 com a banda de heavy metal Tygers Of Pan Tang, gravando dois álbuns antes de se juntar aos Thin Lizzy em 1982. Sykes permaneceu com os Thin Lizzy até à sua separação em 1984 e participou no álbum de 1983, aclamado pela crítica, “Thunder and Lightning”.

Juntou-se aos Whitesnake no início de 1984 e participou no primeiro álbum de sucesso comercial da banda, “Slide It In”. Tocou em dois álbuns dos Whitesnake e co-escreveu algumas das músicas mais conhecidas da banda, incluindo ‘Is This Love’ e ‘Still Of The Night’.

Em 1996, Sykes voltou a juntar-se aos recém-reformados Thin Lizzy e liderou a banda até 2009.

Após a notícia da morte de John Sykes, os Whitesnake foram às redes sociais prestar homenagem ao falecido guitarrista. David Coverdale escreveu: “Acabei de ouvir a notícia chocante do falecimento de John… As minhas sinceras condolências à família, amigos e fãs…”