O antigo presidente do PeruAlberto Fujimori morreu aos 86 anos de idade. A sua presidência, que durou uma década, começou com um grande sucesso ao sanear a economia do Peru e ao derrotar uma insurreição brutal. No entanto, terminou com controvérsia sobre os excessos autocráticos que mais tarde o levaram à prisão.
A morte ocorreu esta quarta-feira na capital, Lima. O anúncio foi feito pela filha Keiko Fujimori numa publicação no X. Fujimori, que governou com uma mão cada vez mais autoritária entre 1990 e 2000, foi indultado em dezembro das condenações por corrupção e envolvimento no assassinato de 25 pessoas.
Com uma carreira envolta em polêmica, Fujimori foi presidente do país de 1990 a 2000. Recentemente, foi indultado de condenações por crimes, incluindo cumplicidade em assassinatos.
Ao longo da sua tumultuosa carreira política, tomou repetidamente decisões arriscadas que lhe valeram tanto a adulação como a reprovação. Assumiu o controlo de um país devastado por uma inflação galopante e pela violência da guerrilha e saneou a economia com medidas arrojadas, incluindo privatizações maciças de indústrias estatais.