O Presidente da República em exercício Hamilton Mourão fez pronunciamento à nação em rede nacional de comunicação na noite deste 31 de dezembro de 2022.
Mourão agradeceu os brasileiros que apoiaram o governo do qual ele fez parte e criticou fortemente os três poderes que segundo ele se omitiram em apoiar a democracia e negar a possibilidade de golpe, deixando ao exército a responsabilidade e o peso de cumprir sua função de organismo de Estado.
“A falta de confiança de parte significativa da sociedade nas principais instituiçõe públicas decorre da abstenção intencional desses entes no fiel cumprimento dos imperativos constitucionais gerando a equivocada canalização de aspirações e expectativas para outros atores públicos que no regime atual carecem de lastro legal para o saneamento do desequilíbrio em curso. Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país, deixaram com que o silêncio criasse um clima de caos e desagregação social e de forma irresponsável deixaram que as Forças Armada de todos os brasileiros pagassem a conta, para alguns por inação e para outros por fomentar um pretenso golpe. Destaco que dia 1º de janeiro de 2023 mudaremos de governo, mas não de regime, manteremos nosso caráter democrático”.
“A alternância do poder em uma democracia é
saudável e deve ser preservada.
Aos eleitos cumpre o dever de dar continuidade aos projetos iniciados”.