As mudanças que o ambiente precisa são antes de mais nada de caráter cultural; essa foi a mensagem que o professor Roger Paulo Mormul do departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá abordou na tarde desta segunda-feira no Centro de Ação Cultural – CAC, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura de Maringá.
Mormul disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM que há muitas iniciativas que empresas, indústrias e população podem atuar em benefício do ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes e ajudando a auxiliar na conservação das espécies, mantendo a biodiversidade sem prejuízo para a economia.
Na entrevista concedida a OFATOMARINGA.COM, o professor Roger Mormul elencou alguns conselhos úteis para a população adotar em favor da conservação do Meio Ambiente
“As mudanças já estão acontecendo”, disse Mormul, que citou “a adoção do uso de fontes de energia mais sustentáveis como é o caso da energia solar e também o reaproveitamento de materiais recicláveis por parte da indústria”.
Para o professor é preciso aprender a usar a natureza como fonte de recursos para obter a sustentabilidade.
Sobre o projeto Óleo Zero da Prefeitura de Maringá que foi assinado hoje pelo prefeito Ulisses Maia e que pretende ser o maior projeto de reciclagem de óleo de cozinha usado do país, o professor disse “que se trata de um ótimo projeto, porque é uma fonte de poluição que tem impactos muito nocivos para a natureza e que essa proposta da prefeitura envolve a população na solução que tem ser compartilhada para obter êxito positivo”, disse Mormul.
A Semana do Meio Ambiente de Maringá prossegue com atividades nos próximos dois dias.
Amanhã, acontece a abertura do Encontro de Municípios Descentralizados, com a presença do prefeito Ulisses Maia, secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge e diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza. Na ocasião, haverá assinatura do convênio de licenciamento ambiental pleno para Maringá e do convênio para monitoramento de águas subterrâneas no entorno do Parque do Ingá.
Confira a programação
Terça-feira, 6
Local: Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal
– 9h – Abertura do ′Encontro de Municípios Descentralizados′, com a presença do prefeito Ulisses Maia, secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge e diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza. Na ocasião, haverá assinatura do convênio de licenciamento ambiental pleno para Maringá e do convênio para monitoramento de águas subterrâneas no entorno do Parque do Ingá.
– 11h – Debates entre técnicos, fiscais e jurídico do IAT e Conselho Estadual de Meio Ambiente com municípios presentes.
– 14h30 – Treinamento prático em empresa de Maringá sobre fiscalização ambiental.
Quarta-feira, 7
Local: Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina, 650
– 14h30 – Ações de educação ambiental com pinturas do projeto ′O Rio Começa Aqui′ e atividades de conscientização da comunidade
– 15h30 – Lançamento do I Pomar Urbano Sensorial com o plantio de mudas frutíferas no fundo de vale do Córrego Mandacaru.