“Mudanças que o Ambiente precisa, são de caráter cultural”, diz Roger Mormul, Biólogo da UEM

Semana do Meio Ambiente de Maringá tem programação nos próximos dois dias.

Do lado de fora do CAC, estagiários aproveitaram o semáforo fechado para exibirem em um Banner de Plástico a mensagem da Semana do Meio Amibente de Maringá. foto - LIGIANE CIOLA - OFATOMARINGA.COM

As mudanças que o ambiente precisa são antes de mais nada de caráter cultural; essa foi a mensagem que o professor Roger Paulo Mormul do departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá abordou na tarde desta segunda-feira no Centro de Ação Cultural – CAC, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura de Maringá.

Mormul disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM que há muitas iniciativas que empresas, indústrias e população podem atuar em benefício do ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes e ajudando a auxiliar na conservação das espécies, mantendo a biodiversidade sem prejuízo para a economia.

 

Na entrevista concedida a OFATOMARINGA.COM, o professor Roger Mormul elencou alguns conselhos úteis para a população adotar em favor da conservação do Meio Ambiente

 

“As mudanças já estão acontecendo”, disse Mormul, que citou “a adoção do uso de fontes de energia mais sustentáveis como é o caso da energia solar e também o reaproveitamento de materiais recicláveis por parte da indústria”. 

Para o professor é preciso aprender a usar a natureza como fonte de recursos para obter a sustentabilidade.

Sobre o projeto Óleo Zero da Prefeitura de Maringá que foi assinado hoje pelo prefeito Ulisses Maia e que pretende ser o maior projeto de reciclagem de óleo de cozinha usado do país, o professor disse “que se trata de um ótimo projeto, porque é uma fonte de poluição que tem impactos muito nocivos para a natureza e que essa proposta da prefeitura envolve a população na solução que tem ser compartilhada para obter êxito positivo”, disse Mormul.

A Semana do Meio Ambiente de Maringá prossegue com atividades nos próximos dois dias.

Amanhã, acontece a abertura do Encontro de Municípios Descentralizados, com a presença do prefeito Ulisses Maia, secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge e diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza. Na ocasião, haverá assinatura do convênio de licenciamento ambiental pleno para Maringá e do convênio para monitoramento de águas subterrâneas no entorno do Parque do Ingá.

Confira a programação 

Terça-feira, 6

Local: Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal

– 9h – Abertura do ′Encontro de Municípios Descentralizados′, com a presença do prefeito Ulisses Maia, secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge e diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza. Na ocasião, haverá assinatura do convênio de licenciamento ambiental pleno para Maringá e do convênio para monitoramento de águas subterrâneas no entorno do Parque do Ingá.
– 11h – Debates entre técnicos, fiscais e jurídico do IAT e Conselho Estadual de Meio Ambiente com municípios presentes.
– 14h30 – Treinamento prático em empresa de Maringá sobre fiscalização ambiental.

Quarta-feira, 7 

Local: Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina, 650

– 14h30 – Ações de educação ambiental com pinturas do projeto ′O Rio Começa Aqui′ e atividades de conscientização da comunidade
– 15h30 – Lançamento do I Pomar Urbano Sensorial com o plantio de mudas frutíferas no fundo de vale do Córrego Mandacaru.