“Mutirões mensais de Saúde vão ajudar a reduzir fila de consultas, exames e cirurgias eletivas”, afirma Clóvis Melo

Secretário Municipal de Saúde lembra que 1º Mutirão acontece neste sábado (22) na UBS do Jardim Olímpico. No mesmo dia em todas as 34 UBSs acontece o Dia D de Vacinação

CLÓVIS MELO - SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE

O Secretário Municipal de Saúde Clovis Melo está otimista com a programação de Mutirões de Saúde que começam neste sábado em Maringá em contemporânea com o Dia D de Vacinação. Clovis explica que o objetivo do Mutirão de Saúde programado para acontecer na Unidade Básica de Saúde do Jardim Olímpico, “é reduzir ao máximo o número de consultas e exames especializados, mas também de cirurgias eletivas.

Em entrevista a OFATOMARINGA.COM, Clovis Melo fez questão de explicar que cirurgias eletivas, ao contrário das realizadas com urgência ou emergência, são aquelas que são realizadas em modo programado, mas que precisam ser feitas para solucionar problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

De acordo com o número um da pasta da Sáude, nos dois primeiros anos da pandemia esses tipos de cirurgias não foram realizadas e isso criou atrasos nas realizações dos procedimentos.

“Naquele período tivemos que destinar os leitos ao

tratamento da Covid e o risco de contágio era grande,

por isso as cirurgias tiveram que ser suspensas”, explica o secretário.

Apesar de todo mês serem realizadas cerca de 25 mil cirurgias eletivas na cidade através da pasta dirigida por Clovis Melo, o número de pessoas na fila tem se mantido alto por causa das entradas na fila de uma média de 28 mil novos novos casos mensais.

“Os Mutirões vão ajudar a reduzir as filas para retornarmos o mais rápido possível à normallidade no atendimento da cidadania”, diz Clovis. Neste sábado (22) vamos realizar cem exames de eletrocardiograma, 250 de exames de ceratocone”.

O Secretário lembra também que, no dia 29 acontece outra edição Mutirão de Saúde, e que na ocasião serão realizados exames de Urologia, Endoscopia, Ortopedia e Eletrocardiogramas.

Os atendimentos do Mutirão de Saúde deste sábado (22) na UBS do Jardim Olímpico e também nas proximas edições, são destinados somente às pessoas que já estão na fila de espera e a secretaria de Saúde está entrando em contato com os pacientes para confirmarem que poderão comparecer; portanto é inútil que quem não tem uma patologia, mas não está na fila de realização dos procedimentos compareça aos locais.

DIA D DE VACINAÇÃO TAMBÉM ACONTECE NESTE SÁBADO NAS 34 UBSs

Além do Mutirão da Saúde, neste sábado nas 34 Unidades de Saúde de Maringá acontece o Dia D de Vacinação. O secretário explica que além das vacinas previstas no calendário das vacinas de rotina, também serão oferecidas vacinas contra a gripe e a contra a covid com a aplicação da Bivalente para quem recebeu pelo menos duas  doses a mais de quatro meses.