O Presidente da Assembleia Legislativa Alexandre Curi (PSD), participou nesta sexta-feira (9) da abertura oficial da Expoingá 2025, ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior e de outras autoridades. Ele destacou que a feira, organizada pela Sociedade Rural de Maringá (SRM), está entre as mais relevantes e inovadoras do Brasil, e que chega à sua 51ª edição como “uma grande vitrine da excelência do agronegócio paranaense”.
Curi ressaltou a presença do Legislativo estadual na programação da Expoingá, com a realização de uma sessão da Assembleia Itinerante na próxima quinta-feira (15), às 18 horas. “Estamos trazendo a sede do Legislativo para Maringá. Com esta iniciativa, abrimos espaço para que a sociedade possa interagir com os parlamentares, trazendo sugestões, reivindicações e até críticas, se for o caso”, explicou. “Fica o convite para que a população de Maringá e de toda a região esteja conosco.”
À frente do Legislativo pelos próximos dois anos, Alexandre Curi afirmou que pretende ampliar o diálogo do Parlamento com a toda a população paranaense, com o setor produtivo e com a sociedade civil organizada. “Aprendi que política se faz com escuta. Vamos estar cada vez mais próximos das pessoas para ouvir e encontrar a melhor solução para problemas locais e regionais. Quem sabe o que uma cidade ou uma região precisa é quem vive nela”, destacou.
Serviços
Com a presença em Maringá, a Assembleia Itinerante chega à sua 22ª edição. Além da sessão especial, o Legislativo manterá um estande na Expoingá para prestar serviços à comunidade, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia e a Escola do Legislativo.
No espaço, será possível emitir títulos de eleitor, transferir domicílio eleitoral, fazer revisão cadastral e quitar multas por ausência nas eleições. Além disso, pessoas com renda familiar de até três salários mínimos poderão obter orientação jurídica gratuita. As mulheres, ressalta Curi, poderão denunciar casos de violência e receber acolhimento e encaminhamento para órgãos da Rede de Proteção e do Poder Judiciário.
Grandiosidade
O deputado fez um agradecimento à presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, pelo convite para a participação da Assembleia na feira e destacou a grandiosidade do evento, que movimenta mais de R$ 1 bilhão e recebe visitantes do Brasil e do exterior. “A Expoingá alia tradição e inovação, marcas fortes da agricultura paranaense. É uma feira que mostra a força do campo, celebra o agro do Paraná e o projeta para o mundo”, afirmou.
Curi também parabenizou Maringá pelos 78 anos de emancipação, que serão comemorados neste sábado – 10 de maio. Para ele, a cidade se tornou referência na economia, na agricultura, meio ambiente, educação, infraestrutura urbana e na gestão pública. “A cidade nasceu planejada e fez disso sua grande marca. Hoje, é reconhecida no Brasil e no exterior pela sua excelência”, aponta ele.
Ver essa foto no Instagram