NASA envia espacial para colidir com asteroide

NASA envia espacial para colidir com asteroide

A NASA enviou para o espaço uma nave espacial com a missão de colidir com um asteroide.

A DART vai tentar mudar a trajetória do asteroide Dimorphos. Parece ficção, mas é bem bem real. Felizmente que, contrariamente ao que acontece nos filmes, a Terra não corre perigo. Pelo menos, por enquanto.

A missão será uma espécie de ensaio para a eventualidade de o Planeta Azul se encontrar um dia na rota de colisão de um grande asteroide.

Os peritos acreditam que conhecem apenas 40% dos asteroides que medem mais de 140 metros e são capazes de uma enorme devastação. A ideia é desenvolver uma técnica capaz de proteger a Terra em caso de ameaça no futuro.

O Dimorphos deverá ser atingido no próximo outono, a cerca de 11 milhões de quilómetros da Terra. O efeito do impacto é imprevisível porque não se conhece a composição do asteroide.

A agência espacial norte-americana repertoriou até agora mais de 27.500 asteroides de todos os tamanhos próximos da Terra mas, segundo o Diretor das Missões Científicas, Thomas Zurbuchen, nenhum representa qualquer ameaça nos próximos cem anos.

A missão – a primeira interplanetária lançada pela Spacex, de Elon Musk, para a NASA – custa 33o milhões de dólares. euronews