O número de casos e de mortes por Covid-19 em África subiu mais de metade, na última semana. Por enquanto, os países de língua portuguesa estão a ser relativamente poupados à pandemia, pelo menos segundo os dados oficiais. É muito provável que os números reais sejam bastante mais elevados devido à escassez de testes. Isso mesmo foi anunciado pelo diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, ele próprio oriundo do continente africano, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“Na última semana, houve uma subida de 51% no número de casos no meu continente, África e um aumento de 60% no número de mortes. Sendo que o grande desafio, neste momento, é a obtenção de testes, é provável que os números verdadeiros estejam bastante acima dos que foram anunciados”, disse Ghebreyesus.
A maioria dos países africanos adotou medidas de confinamento, mas as regras de distanciamento social são difíceis de aplicar em muitas situações, como no mercado alimentar de Lagos, na Nigéria, onde ainda esta sexta-feira foram filmadas grandes multidões, sem outra alternativa para conseguir comida.
fonte: euronews