Nesta segunda-feira, Nova Iorque acolhe a Cúpula dos ODS. Com o evento, as Nações Unidas marcam o início de uma nova fase promovendo um avanço mais célere em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O evento apresentará novas orientações políticas sobre as ações até 2030. O foco do evento mais proeminente da Semana de Alto Nível da Assembleia Geral é o impacto das diversas crises no mundo.
Esperança, otimismo e entusiasmo
De acordo com a ONU, outra finalidade é reacender a esperança, o otimismo e o entusiasmo pela Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O evento na Assembleia Geral enfatizará a metade do prazo adotado para a consolidação das metas globais. O ato será seguido por uma série de diálogos de líderes mundiais e pela adoção de uma declaração política.
Além das intervenções do presidente da Assembleia Geral, Dennis Francis, também falarão o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e a presidente do Conselho Econômico e Social, Paula Narváez.
Progresso no desenvolvimento
Antes da reunião, a ONU realizou a campanha global “A meio do prazo de 2030” alertando sore avanços no desenvolvimento travados pela combinação de desastres do clima, conflitos, recessões econômicas e efeitos persistentes da pandemia.
Essa realidade que empurrou dezenas de milhões de pessoas para a pobreza, acentuou as desigualdades, especialmente para mulheres e meninas.
Oportunidade para impulsionar a ação
A ONU destaca que mais pessoas estão desprovidas de cuidados de saúde e educação diante da crise climática com impacto negativo em vidas e nos meios de subsistência.
Para as Nações Unidas, o mundo enfrentará um fracasso coletivo a ser sentido em todos os países se não forem tomadas medidas urgentes, principalmente em economias em desenvolvimento. Os mais afetados serão os mais pobres e vulneráveis.
A Cúpula dos ODS é vista como uma oportunidade para impulsionar a ação e fazer avançar o mundo em temas como inclusão em justiça. onu news