Novas rotas ferroviárias mais interessantes da Europa para 2025

Fazer férias sobre trens tornou-se ainda mais apelativo com estas novas rotas ferroviárias que serão lançadas na Europa em 2025.

foto: reprodução euro news

renascimento dos caminhos-de-ferro prossegue a bom ritmo, com as companhias ferroviárias europeias a lançarem novas rotas todos os meses.

Em 2025, estão surgindo novas e excitantes viagens, tornando mais fácil explorar o continente por via ferroviária.

Selecionamos cinco das melhores, que certamente o farão fazer planos para o próximo ano.

Dormir de Bruxelas a Veneza

A European Sleeper é relativamente nova no mundo dos comboios, com o seu primeiro serviço de Bruxelas a Berlim a estrear em maio de 2023. A empresa está agora pronta para lançar talvez a sua rota mais emocionante, em fevereiro de 2025.

foto: euro news

A European Sleeper vai inaugurar a viagem em 5 de fevereiro, transportando passageiros de Bruxelas para a cidade flutuante de Veneza.

A viagem dura cerca de 20 horas, com partida de Bruxelas às 17h00 e chegada a Veneza às 14h00 do dia seguinte. No regresso, a partida de Veneza é às 15 horas e a chegada a Bruxelas às 11 horas.

No trajeto, o serviço passa por quatro cidades europeias deslumbrantes, incluindo Eindhoven, nos Países Baixos, Munique, na Alemanha, Innsbruck, na Áustria, e Bolzano, em Itália, antes de contornar o sopé das Dolomitas para chegar a Veneza.

Há um vagão restaurante a bordo para o serviço de jantar e um lounge bar para bebidas. Funcionará duas vezes por semana durante os meses de fevereiro e março, o que é perfeito para os veraneantes ou para aqueles que se dirigem às estâncias de esqui da região. O trem também é perfeito para coincidir com o Carnaval de Veneza, que decorre de 14 de fevereiro a 5 de março do próximo ano.

O trem tem três classes de viagem – cabinas, cabinas-cama e lugares verticais.

 

No momento em que escrevo, todas as cabines-cama estão reservadas até ao final de março, altura em que termina o horário publicado. No entanto, estão disponíveis cabinas couchette, com capacidade para cinco a seis pessoas, com camas desdobráveis e preços a partir de 139,00 euros.

Por mais 14 euros, é possível reservar o pequeno-almoço, servido cerca de 45 minutos antes da chegada.

Adormecer com Van Gogh, acordar com Gaudi

Um dos serviços mais aguardados é a linha que liga Amesterdan a Barcelona, duas das cidades mais populares da Europa.

Atualmente, é possível viajar de trem entre as duas cidades, mas são necessárias cerca de 17 horas e várias mudanças ao longo do percurso. A European Sleeper quer mudar tudo isso com um serviço direto de camas que passa por Bruxelas e Lille antes de chegar a Barcelona.

foto: euro news

O serviço deveria ter sido lançado na primavera de 2025, mas foi adiado enquanto o operador ferroviário enfrenta vários desafios. Chris Engelsman, cofundador da European Sleeper, diz que continua a ter esperança de lançar o serviço no final de 2025, mas admite que poderá ser em 2026 ou mais tarde.

De Paris a Berlim (e em todas as discotecas onde entrar)

Desde dezembro de 2023, o trem-cama Nightjet circula três vezes por semana entre as capitais francesa e alemã.

A viagem dura pouco mais de 13 horas a partir de Paris e cerca de 14 horas e meia a partir de Berlim. Os trens partem ao início da noite e chegam na manhã seguinte, e a rota tem-se revelado muito popular entre os que gostam de dormir para atravessar o continente.

Mas, a partir do final deste ano, haverá uma nova ligação diurna de alta velocidade que reduzirá o tempo de viagem para oito horas e permitirá ver o melhor da Europa enquanto se atravessa o campo.

leia mais em euro news