Domingo passado (6), passou um filme pela minha cabeça quando o Araucária fez o segundo gol, venceu o Grêmio no Willie Davids a partida de volta da semifnal da Terceirona do Paranaense, e levou a decisão da vaga na Segundona de 2023 para os pênaltis.
Minha mente reviu a primeira partida que meu pai me levou ao estádio em 1976; o Grêmio perdeu de 3 a 0 no Willie Davids para o Londrina sob intensa chuva com gols de um certo Carlos Alberto Garcia. Entendi de cara o que era o Clássico do Café. Me lembro também que atrás do gol da avenida Colombo, não tinha arquibancada e que os vestiários eram uma construção de madeira rudimentar.
Naqueles minutos antes do início das cobranças de pênaltis, vi também o Wagner secando o Aladim antes da cobrança de pênalti a favor do Coritiba na primeira partida da final de 1977. Aladim chutou para fora, depois vi Didi matar no peito o cruzamento de um escanteio, deixar a bola cair no chão e dar uma estilingada no ângulo para fazer o gol da vitória contra o Coxa. Vi também ele colocando a bola nas costas no pau da bandeira deixando os adversários sem saber o que fazer. Ele era tão elegante que os caras nem se atreviam a bater nele.
Vi o Freitas entortando os laterais e as bombas de Nivaldo e Itamar. Vi o gol de falta no Couto Pereira, que na vida, só vi mesmo na televisão, mas vi, e ao vivo, na extinta TV CULTURA DE MARINGÁ, e ver uma partida de futebol AO VIVO na tv naquele tempo era um luxo pouco comum, era exceção.
Voltando à lucidez, me lembrei que a única decisão que vi o Grêmio Maringá disputar e perder nos pênaltis, foi contra o Prudentópolis, anos atrás, mas aquele não era o Grêmio de Esportes Maringá; torci por ele, mas era outro Grêmio; agora, a gente sente; esse é o Grêmio de verdade. O time de Sturion, pode não encantar como o de Capão, mas a energia é a mesma do tempo em que depois dos jogos, nos encontravamos no Vale Azul, desfilavamos com bandeiras pela Brasil após cada vitória, vestíamos o Peladão com a Bandeira do Galo.
A energia é boa, e neste domingo, 13, em Curitiba, o Grêmio joga uma decisão que cheguei a temer que não aconteceria; e temi também que isso poderia significar o fim de um projeto lindo do ITGEM; mas depois me lembrei que o Galo verdadeiro, gosta de vencer e não poderia perder agora que canta certinho.
No primeiro pênalti cobrado pelo adversário, a sorte fez com que o mesmo jogador que salvou o Araucária de tomar o segundo gol tirando uma bola em cima da linha, no último minuto do segundo tempo, chutassse o pênalti lá na UEM; não devem ter achado a bola até agora.
No último a competência do preparador de goleiros Fernando e a grande seriedade e profissionalidade do goleiro Eugênio Neto mostraram que aqui é Galo do Norte. Minutos antes do início das cobranças de pênaltis foi possível ver através da transmissão da Eleven Sports, que o treinador de goleiros Fernando e o goleiro Neto, repassaram as técnicas que treinam todos os dias, e funcionou; veja na transmissão, está na posição 2h31m32segundos. Neto pegou e pegou o espírito também, que é esse; é correr como louco e fazer a volta olímpica solitária vibrando até chorar. Temos três bons goleiros e Eugênio é um deles. Temos jogadores como Adão, Sato, Wallace e Alex Rocha que bateram seus pênaltis com uma tranquilidade que parecia que nem tinha goleiro. Esse é o Grêmio.
Domingo, 13, na primeira partida da final, na conhecida Vila Capanema, onde o Grêmio enfrentou, Ferroviário, Colorado, Paraná, agora nos veremos com um certo Patriotas. Há quem diga que o Patriotas é muito inferior ao Araucária, e mais não digo, porque nunca vi o Patriotas jogar, mas o Grêmio pode voltar de lá com a vitória, aí a festa no Willie Davids vai ser grande. Vai ter até Papai Noel.
Eu achava que o Grêmio que já tinha vencido em Pinhais massacraria o Araucária no Willlie Davids, mas perdeu, e isso acontece. Reagiu e ganhou a vaga. Agora se trata de jogar sem medo. O dever já foi cumprido, e o time precisa a jogar como jogou contra o Arapongas nas duas partidas da primeira fase. Aquele Grêmio pode bater o Patriotas, e se isso acontecer, vai ser festa grande no Willie Davids no sábado, 19.
É o meu desejo; e o seu ?