O Cinema na Praça e a roda virtuosa da economia. Hoje, 21, tem sessões em Fênix

Mais de 500 pessoas assistiram em Quinta do Sol às duas sessões de cinema do projeto do Governo do Paraná que em 2024 tem financiamento da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal e que é realizado em 65 municípios do estado pela Casa do Verbo Assessoria em Gestão Cultural

Adultos e crianças ficaram com os olhos vidrados na telona durante as exibições de "Lino, uma aventura de 7 vidas e de O PALHAÇO. foto - LUARA MARANHO

A passagem do Cinema na Praça por Quinta do Sol neste sábado (18), levou mais de 500 pessoas ao largo em frente a Bibioteca Municipal, o que é mais de 10% da população do município que tem 4500 habitantes.

As exibições foram precedidas por uma abertura que contou com a participação de Francisco Pinheiro, diretor do projeto na rota de cidades coberta pela Casa do Verbo; com a coordenadora de Cultura do município Ana Paula Marques, com a secretária municipal de Educação, Cultura e Lazer, Marli Menechini, além do prefeito e do vice,  Leonardo Romero e Lucas Almeida.

O prefeito disse em seu discurso e também em entrevista a OFATOMARINGA.COM que a iniciativa do Governo do Estado é muito importante para cidades de pequeno porte.

 

“É a primeira que vez que nos inscrevemos em projeto assim, e ficamos impressionados com a estrutura e com a equipe de profissionais que o Cinema na Praça trouxe até Quinta do Sol; tanto que vamos nos inscrever mais vezes em todos os projetos possíveis porque vimos que foi ótimo para as crianças, para as famílias e para toda a população”.

 

 

E o que o prefeito diz, é visível na diversidade do público formado por cianças, adultos, idosos e pessoas com deficiência; Os PCDs tiveram atenção especial através da aplicação de medidas de acessibilidade previstas no projeto, como legendas nos filmes, linguagem de Libras, fones com audio descrição para cegos, fones abafadores para pessoas com problemas auditivos e para autistas.

Cinquenta tatames foram colocados à frente das cadeiras, bem em frente à Tela de Cinema para as crianças não perderem um segundo dos filmes. foto – LUARA MARANHO

A somatória de público das 26 cidades por onde o projeto já passou desde a metade de fevereiro de 2024, indica a audiência de quase 24 mil pessoas. O sucesso da iniciativa se explica em parte porque as populações das cidades favorecidas não têm acesso a salas de exibições, mas outros fatores como a qualidade da estrutura oferecida ao público também influenciam.

Telão de Led do Cinema na Praça é de última geração e tem 2,5m de altura x 6m de comprimento. foto – OFATOMARINGA.COM

A carreta da Cinema na Praça levou para Quinta do Sol, assim como para todos os outros 25 municípios pelo qual passou, um telão moderno de led com medidas gigantescas; sistema de som de última geração, 400 confortáveis cadeiras, banheiros químicos para enfrentar as 4 horas de projeção dos dois filmes nacionais oferecidos em modo gratuito através do financiamento da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal;  e nem mesmo o elemento que mais combina com cinema ficou de fora; a pipoca também é oferecida ao público em modo gratuito.

Danilo Pinheiro, assistente da Direção Executiva e Pipoqueiro do Cinema na Praça. foto – OFATOMARINGA.COM

INDÚSTRIA CULTURAL É QUINTA COLOCADA EM ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS 

Danilo Pinheiro é assistente de direção de produção da Casa do Verbo que está à cargo de atriz Rô Fagundes; além de toda a responsabilidade na organização do enorme aparato e da gestão da equipe que conta com participações diretas e indiretas de mais de 14 profissionais de vários ambientes, ele e a Rô também são responsáveis pela preparação e distribuição da pipoca.

Em Quinta do Sol o Danilo e a Rô distribuíram mais de 700 saquinhos de pipoca. A guloseima oferecida também ajuda a girar a virtuosa roda da economia que faz da Cultura a quinta indústria em arrecadação de impostos do país.

Selma e Ivo vieram de Floresta especialmente para oferecerem seus produtos no Cinema na Praça e tiveram bons resultados. foto – OFATOMARINGA.COM

O casal Ivo e Selma de Floresta, comemorou as boas vendas de churros e algodão doce. Carlos também vendeu muita água e açai durante o evento. Além deles, em quase todas as cidades, a presença da equipe do projeto derrama parte dos recursos através de despesas com estadias em hotéis, refeições em restaurantes, abastecimentos em postos de combustíveis, contratações de carros de som, além de outras despesas que vão de compra de um botijão de gás para a preparação da pipoca até fitas demarcatórias, garrafas de água, consertos de pneus, oficinas e todos aqueles imprevistos que só quem está com um projeto tão grande na estrada está sujeito a ter.

Francisco Pinheiro – diretor da Casa do Verbo comemora o grande interesse público.

Francisco Pinheiro – diretor da Casa do Verbo – Assessoria em Gestão Cultural – empresa responsável pela execução do projeto CINEMA NA PRAÇA em 65 cidades do Paraná. foto – OFATOMARINGA.COM

“A proposta do projeto é essa mesma; quando nós pensamos o projeto, pensamos exatamente em levar o Cinema na Praça a cidades onde a população não tem acesso, e esperávamos a resposta com as cadeiras todas ocupadas, mas estamos vendo muito mais do que isso, porque ver o público chegando para assistir aos filmes é a parte mais compensadora e que nos ajuda na missão de democratizar o acesso à Cultura”, explicou Pinheiro.

Marli Menechini – secretária de Educação, Cultura e Lazer de Quinta do Sol

Outro fator que está fazendo com que o projeto obtenha êxito, é o envolvimento dos municípios. Em Quinta do Sol, a Marli Menechini – secretária de Educação, Cultura e Lazer e a coordenadora da pasta Ana Paula Marques, finalmente vão ter uma noite serena para dormir. Elas não sossegaram enquanto todos os detalhes do espaço cedido pelo município e toda a logística para receber o projeto não tivessem sido concluídos. Ao verem a praça cheia, com todas as cadeiras do Cinema na Praça ocupadas, elas comemoraram.

“Estamos muito felizes com todo esse público; muitos dos habitantes de Quinta do Sol nunca tinham assistido uma sessão de cinema e hoje finalmente estão podendo fazer isso com uma estrutura ideal. Foram muito válidos todos nossos esforços; a Ana está correndo a semana inteira e ainda havia o temor pela previsão de chuva, mas no final deu tudo certo e o evento foi um sucesso”, comentou a secretária municipal.

 

Ana Paula Marques, – coordenadora de Cultura de Quinta do Sol

 

 

“Valeu muito a pena, porque foi um trabalho que envolveu também outras secretarias municipais, como a de Obras que interditou as ruas e demarcou os espaços para oferecer segurança ao evento. Temos que agradecer toda a administração do prefeito Romero que vestiu a camisa do evento junto com a gente para darmos essa alegria para nossa população. Essa experiência foi riquissima e nós queremos trazer novos eventos culturais”, disse a diretora de Cultura Ana Paula Marques.

 

 

 

 

ATÉ 24 DE MAIO, O CINEMA NA PRAÇA AINDA PASSA POR

FÊNIX, LUIZIANA, JANIÓPOLIS E RANCHO ALEGRE D´OESTE

O próximo município a receber o CINEMA NA PRAÇA é Fênix. A carreta da Casa do Verbo vai estacionar na Praça Costa e Silva, também conhecida como Praça do Itaú e na terça-feira, dia 21 de maio exibe dois filmes

arte – ANDRÉ PEREIRA

 

19H – “LINO – UMA AVENTURA DE 7 VIDAS”

O trailer do filme pode ser assistido clicando neste link. A trama conta a história de Lino, um homem que trabalha como animador de festas, mas não aguenta mais ter que suportar todos os maus tratos feitos pelas crianças, que zombam dele por trabalhar com uma ridícula fantasia de gato gigante. Determinado a mudar sua vida, ele contrata os serviços de um feiticeiro, mas, inesperadamente, a magia acaba sendo um tiro no pé e Lino se transforma justamente em um felino enorme.

 

 

arte – ANDRÉ PEREIRA

 

21 HORAS: “O PALHAÇO”. Dirigido e protagonizado pelo artista Selton Mello, o filme conta a história de Benjamim; ele Benjamim trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. O trailer do filme pode ser assistido clicando neste link.

 

 

 

 

Confira as datas das apresentações nas outras cidades por onde o Cinema na Praça vai passar no mês de maio.

arte – ANDRÉ PEREIRA

As informações sobre os locais e horários das exibições dos filmes em cada cidade podem ser lidas no site do projeto.