A equipe de O FATO MARINGÁ foi até o Ginásio Chico Neto para tentar entrevistar o médium Divaldo Pereira Franco que veio a Maringá para participar da XXII Conferência da Sociedade Espírita Estadual.
O calor dentro do Chico Neto era quase insuportável e as quase 3 mil pessoas que foram prestigiar o evento, tiveram que improvisar leques para poder suportar a alta temperatura. Calor que foi enfrentado com coragem pelo médium que segundo informações dos organizadores, começou a autografar livros às 19h. A fila para os autógrafos não diminuiu mesmo quando faltavam poucos minutos para o início da palestra, muita gente ainda insistia e não arredava o pé para tentar chegar perto de Divaldo, tirar uma foto e receber um autógrafo.
Divaldo Pereira Franco tem 92 anos e já escreveu 198 livros, todos psicografados.
Pedimos aos organizadores se ele encontraria espaço em sua agenda para dedicar dois minutos para uma entrevista, e eles gentilmente nos responderam que seria dificil, que outras equipes de jornalistas também haviam requisitado, mas como podíamos ver, a fila de pessoas era muito grande e ele tem idade avançada.
“Tentem assim que ele terminar os autógrafos”, nos disseram.
Foi aí que começamos a transmitir um flash AO VIVO para informar as pessoas de casa, que o evento era gratuito e que ainda havia tempo para quem quisesse comparecer ao Chico Neto; foi nesse exato momento que Divaldo parou com os autógrafos e se dirigiu ao palco.
Nós tentamos conversar com ele. Divaldo estava em uma cadeira de rodas e nos disse que “era uma coisa muita séria e que uma entrevista com ele teria que durar mais tempo e que aquele não era o momento apropriado”. É lógico que ficamos um pouco frustrados, mas compreendemos que para um homem de 92 anos, toda aquela maratona é um peso enorme, ainda mais com o calor que tínhamos no ginásio. A sensação térmica era de 35 graus. Uma situação muito dificil para todos e para ele não era diferente.
“Tentem no final”, nos disseram amavelmente alguns membros do staff de Divaldo.
Continuamos a transmitir AO VIVO, e a intenção era transmitir só por alguns minutos.
Procuramos saber porque o ar condicionado não havia sido ligado; fomos informados que os organizadores haviam requisitado o Chico Neto com ar condicionado e fomos informados por uma pessoa que pediu para não ser identificada, que ladrões teriam roubado a fiação do sistema de ar.
Na ausência do ar condicionado, apareceram dois ventiladores que foram instalados no último minuto no palco para que Divaldo tivesse um mínimo de refrigério.
Após a breve introdução do mestre de cerimônias e da fala do Presidente da Associação Espírita de Maringá – AMEM, que organizou muito bem o evento, Divaldo começou sua palestra.
O médium falou uma hora e quinze minutos sem pausa, sem titubear, quase como se fosse uma gravação editada com perfeição. Dono de uma retórica perfeita, Divaldo contou a história de Jesus e percorreu vários episódios de sua vida e de outros personagens com o de Maria, mãe de Jesus e ainda de Maria Madalena, tudo na ótica espiritualista.
Nos últimos 20 minutos da conferência, Divaldo contextualizou a história com o momento atual que a sociedade vive. Falou dos países que visitou, do problema que os pais enfrentam com a educação dos filhos, do Coronavírus, do regime cubano, do feminismo e dos desafios que a sociedade enfrentará nos próximos meses.
Ao final, disse que “não devemos temer a morte pois ela não existe, e que Cristo havia demonstrado isso”.
Terminada a palestra, Divaldo voltou para a mesa colocada quase no ingresso principal do ginásio de esportes, e a fila para os autógrafos voltou a se formar quase que instantaneamente.
Percebemos que não seria “hoje”, 11, o dia certo para conversar com o médium, mas ele já havia respondido às perguntas a que queríamos submetê-lo.
Lembram-se que dissemos no texto que tínhamos intenção de transmitir pouco minutos da palestra. Divaldo conduziu a palestra com tal envolvimento que acabamos por transmitira toda a conferência AO VIVO.
Você que não pode ir ao Chico Neto ou seguir pelo site ofatomaringa.com , agora pode rever o evento aqui.
A tv online da AMEM também transmitiu tudo AO VIVO.