A primeira imagem que vem à mente quando se pensa na função de um publicitário talvez seja a do profissional responsável por elaborar anúncios de revistas, televisão, rádio e mídias sociais. Tal percepção não está errada, mas há muitas outras atribuições relacionadas a quem escolhe essa carreira.
O anúncio visto numa revista, por exemplo, é apenas uma etapa de um trabalho longo, que envolve vários profissionais. Para criar uma peça publicitária é necessário fazer uma reunião com o cliente para descobrir quais são os seus objetivos, o tipo do negócio, realizar um estudo de caso e entender quem é o público-alvo.
Eis a função do publicitário: fazer uma pesquisa de mercado, bem como selecionar e indicar as mídias mais indicadas para determinada proposta. É um trabalho que envolve atendimento ao cliente, planejamento, elaboração de estratégias e análise dos resultados alcançados.
Dessa maneira, quem escolhe essa profissão precisa ter um bom relacionamento interpessoal, saber trabalhar em equipe, ser organizado, proativo e, é claro, criativo. De forma geral, como essa profissão se divide em várias etapas e possibilita uma atuação bastante ampla, o publicitário pode trabalhar com produção audiovisual; fotografia; marketing; design; redação, entre outras opções.
Atualmente, a área de atuação do publicitário que mais se destaca é o marketing, principalmente o marketing digital. Diante dos constantes avanços das ferramentas de atração e fidelização de clientes na internet, as empresas estão interessadas pelo serviço do publicitário capaz de trabalhar com as marcas em sites, redes sociais, entre outros meios.
O publicitário cuida dos anúncios de um veículo de comunicação, desde o contato com o cliente até a veiculação final. Por isso, ao recebê-lo em sua empresa, trate-o bem, a função dele é zelar pela imagem dela. Com ele, as chances de seu negócio prosperar aumenta. Parabéns aos publicitários, pelo seu dia, comemorado em 1º de fevereiro.