Equinócio de primavera é o fenômeno astronômico que marca o início oficial desta estação. No Brasil e em todo o Hemisfério Sul, este evento ocorre no mês de setembro.
Como o próprio nome sugere, o equinócio de primavera representa o fim do inverno (estação anterior) e começo da primavera. Durante o fenômeno, o sol incide com maior intensidade na região equatorial da Terra, fazendo com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração (12 horas cada).
Os equinócios marcam o início da primavera e do outono, dependendo do hemisfério e do período do ano em que forem observados.
Equinócio de primavera nos hemisférios
No Brasil, que está localizado no Hemisfério Sul, o equinócio de primavera normalmente ocorre entre os dias 21 e 23 de setembro (variando anualmente).
Já no Hemisfério Norte, o equinócio de primavera acontece normalmente em
20 ou 21 de março.
Equinócio de primavera em 2023
Em 2023 o equinócio de primavera no Brasil vai acontecer no dia 23 de setembro às 03:50.
Equinócio de outono
Enquanto ocorre o equinócio de primavera no Hemisfério Sul, o Hemisfério Norte presencia o equinócio de outono, que marca o início desta estação para aquela região.
No Hemisfério Sul, o equinócio de outono ocorre entre os dias 20 e 23 de março. Já no Hemisfério Norte, acontece entre os dias 21 e 23 de setembro.
Descubra mais sobre os significados de Equinócio e Equinócio de outono.
Solstício
Os solstícios também são fenômenos astronômicos, mas estes eventos marcam o início do verão ou do inverno, dependendo do hemisfério terrestre. Estes acontecimentos também ocorrem duas vezes ao ano, assim como os equinócios.
No Hemisfério Sul, o solstício de verão acontece em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho.
Já no Hemisfério Norte ocorre o contrário: em junho acontece o solstício de verão e em dezembro acontece o solstício de inverno.
BUDISMO
O início da primavera é uma oportunidade para refletir e honrar os antepassados
Além de marcar o início da mudança de estação, suscita também um momento de reflexão e respeito aos antepassados. Segundo a tradição budista, os três dias que antecedem e sucedem esse equinócio, totalizando um período de sete dias, recebem o nome de higan (彼岸), período que representa uma travessia para alcançar o mundo da iluminação espiritual. Por isso, nessa época costuma-se fazer visitas aos túmulos dos familiares e fazer oferendas aos antepassados.
Um ditado japonês diz “Com o equinócio do outono acaba o calor, com o da primavera o frio” (暑さ寒さも彼岸まで), mostrando o quanto as estações do ano são bem marcadas no arquipélago japonês e como os equinócios as influenciam.