OFATOMARINGA.COM entrevista Enio Verri – Maringaense assume a Itaipu na segunda (13)

Cerimônia de posse política acontece na quinta, 16 com presença do Presidente da República Lula da Silva

O novo Presidente da Itaipu, Enio Verri concedeu entrevista exclusiva a Ligiane Ciola na tarde desta sexta, 10

O Maringaense Enio Verri confirmou em entrevista exclusiva a OFATOMARINGA.COM que assume formalmente a  Direção Geral Brasileira da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional já na segunda-feira, 13. Enio explica que a posse política acontece só na quinta, 16, com a presença do Presidente da República Lula da Silva, mas que já no início da semana responderá pelo cargo que tem valor de Ministério e que só é subordinado à Presidência da República.

“É um desafio gigantesco. Fui pego de surpresa pelo convite do Presidente Lula. No final do mês de janeiro recebi o pedido oficial e decidi aceitar”, diz Enio.

Sobre o mandato de deputado federal que a cidade deixa de ter, Verri assume uma postura política em defesa das ideias de base do partido. “Elton Welter, meu suplente, defende as mesmas ideias que eu defendo; ele é do PT e quem votou em mim terá na Câmara um deputado que vota como eu voto; em defesa do trabalhador, de um Estado mais amplo e preocupado com inclusão social, com distribuição de renda, ou seja, um parlamentar de esquerda como eu sou”, defendeu Enio Verri.

O Professor Universitário e Economista maringaense explica que a Itaipu tem uma capacidade de atrair investimentos para o estado até 50 vezes superior a de um deputado federal, e que o orçamento da Binacional é maior do que o de muitos ministérios.

Os primeiros contatos com a nova realidade já começaram no mês passado. Antes do sim definitivo, eles conversou com sujeitos técnicos e políticos, teve oportunidade de conhecer como é a gestão da maior empresa de energia do país e entender as relações que ela mantém sem ser subordinada com os Ministérios das Minas e Energias e de Relações Exteriores. Enio encontrou também os embaixadores do Paraguai no Brasil e também com os contrários. Além disso, ouviu lideranças de comunidades representativas regionais.

Quando o tema muda para o tipo de energia que a Itaipu produz e qual é o projeto da Binacional, Enio lembra que a Usina já foi capaz no passado recente de produzir até 25% da energia que o país consome, e que hoje ainda produz 10% do total; algo que o hoje ainda deputado, vê como muito significativo. O iminente presidente justifica que a economia cresceu e o país também teve aumento de população.

Enio falou ainda sobre estudos que a Binacional faz para projetar seu futuro. Ele pontua, que se no passado a energia hidrelétria era melhor aceita, hoje os impactos ambientais começam a ser menos tolerados.

“O papel da Itaipu é também aprofundar a transição energética; temos que complementar a necessidade de energia que o Brasil requer investindo em pesquisa para se construir uma nova fonte que garanta seu  desenvolvimento econômico”, concluiu o Maringaense.