Oito cidades da região de Umuarama recebem o projeto Cinema na Praça a partir do dia 19

Projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo está levando sessões de filmes gratuitos em praça pública em cidades que não tem salas de cinema

FOTO - LUARA foto: UNDES

O projeto Cinema na Praça na rota executada pela Agência Casa do Verbo começou sua viagem pelo Paraná em fevereiro, e em apenas quatro meses levou cinema a 30 cidades obtendo média de público de quase 1 mil pessoas por município. Até setembro, o Cinema na Praça terá passado por 65 cidades.

O projeto do Governo do Estado do Paraná leva através da Secretaria Estadual de Cultura, sessões gratuitas de filmes em cidades que não tem salas de cinema.

NA REGIÃO DE UMUARAMA

E no mês de junho a caravana da carreta que leva um telão de led gigante, 400 cadeiras, 50 tatames para as crianças, banheiros químicos, equipamento de som de última geração e ainda distribui pipoca de graça para o público, vai percorrer oito cidades da região de Umuarama.

A primeira parada vai ser em Francisco Alves na quarta-feira, 19 – as 19 horas na Praça Ibrahim Abud Neto.

OS FILMES:

O programa prevê as exibições de dois filmes.  A primeira película é um filme infantil que começa as 19h.  “As Aventuras do Avião Vermelho”, narra a história de Fernandinho, um menino de 8 anos que um livro de presente. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka.

À bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.  O trailer do filme pode ser assistido clicando neste link.

O segundo filme começa logo em seguida; Tendo como protagonista o ator Selton Mello, “O PALHAÇO”  conta a história de Benjamim; ele Benjamim trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. O trailer do filme pode ser assistido clicando neste link.

Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

O evento idealizado pelo Governo do Paraná conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal e é realizado pela Agência Cultural Casa do Verbo em 65 cidades do estado.

A Casa do Verbo – Assessoria em Gestão Cultural, agência responsável pela realização de uma das três rotas do projeto em 2024, já levou sessões gratuitas de filmes nacionais a quase 30 mil pessoas de 30 cidades do estado. Até o final de setembro o projeto terá levado o Cinema na Praça a 65 cidades do estado.

foto – LUARA FAGUNDES

 ESTRUTURA OFERECE CONFORTO AO PÚBLICO

Uma carreta baú equipada com um moderno sistema de exibição cinematográfica, contendo painel de Led de 2,5m x 6m, iluminação e sistema de som de alta qualidade estacionará no local escolhido para a realização do projeto.

Na foto de Luara Fagundes, a equipe da Casa do Verbo em meio aos preparativos finais para as exibições de mais um filme.

O “Cinema na Praça” também pensou na comodidade do público, e oferecerá 400 cadeiras e cinquenta tatames. Uma barraca inflável com a identificação visual do projeto servirá de espaço para que o público faça fotos para postar em redes sociais.

O público que comparecer às exibições do “Cinema na Praça”, também vai poder ter pipoca de graça, e para recolher os resíduos produzidos, a organização disponibilizará oito lixeiras que serão dispostas em pontos estratégicos. Entre outras medidas que visam respeitar o meio-ambiente, está a divisão das rotas que limita a distância máxima entre todas as cidades a serem percorrida em 60km

As medidas de acessibilidade para pessoas PCD, também serão respeitadas. As projeções do projeto “Cinema na Praça”, contarão com equipamento para audiodescrição para atender o público cego ou com visão reduzida e também com legendas descritivas para o acesso de pessoas com deficiência auditiva.

As informações sobre os locais e horários das exibições dos filmes em cada cidade podem ser lidas no site do projeto.