ONU marca 75 anos realçando relevância ímpar em tempo de pandemia

Secretário-geral sublinha importância do apelo para cessar-fogo global; mensagem enumera desafios como produção de vacina para Covid-19, crise climática e ajuda aos países para cumprir metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

ONU marca 75 anos realçando relevância ímpar em tempo de pandemia 2

O secretário-geral, António Guterres, disse que em plena pandemia a missão das Nações Unidas “é agora mais crucial do que nunca”. O chefe da ONU publicou uma mensagem por ocasião do 75º aniversário da organização.  

“Para promover a dignidade humana. Proteger os direitos humanos. Garantir o direito internacional. E salvar a Humanidade da guerra. Quando a pandemia começou, apelei a um cessar-fogo mundial. Atualmente, o nosso mundo tem um inimigo comum: a Covid-19. Chegou a hora de intensificar os esforços pela paz e para alcançar um cessar-fogo global. O relógio não para.” 

Fundadores  

Mural pintado em Nova Iorque para comemorar os 75 anos da ONU, by ONU/Rick Bajornas

A ONU foi oficialmente estabelecida em 24 de outubro de 1945, com a assinatura da Carta das Nações Unidas pela maioria dos 51 Estados-membros fundadores. 

A organização foi criada para suceder a Liga das Nações visando principalmente impedir outro conflito armado envolvendo várias nações na sequência da Segunda Guerra Mundial. 

A mensagem de Guterres lista alguns dos desafios atuais mais prioritários e urgentes como a crise das mudanças climáticas. Sobre esta ameaça, Guterres realça que é preciso também fazer as pazes com o planeta.   

“A emergência climática é uma ameaça à própria vida. Devemos mobilizar todo o mundo para alcançar a neutralidade carbônica e reduzir a zero as emissões de gases com efeito de estufa, até 2050. Um crescente número de países e de empresas já se comprometeram a atingir esta meta. Durante estes meses de pandemia assistimos também a um terrível aumento da violência contra mulheres e meninas. Temos de trabalhar em prol do progresso. Está em curso uma notável colaboração internacional para produzir uma vacina para a Covid-19 que seja segura e acessível para todos.” 

Oportunidades  

Os pilares das Nações Unidas são a busca da paz e do desenvolvimento com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos. 

Diante de várias dificuldades atuais, a mensagem do secretário-geral destaca que é necessária a contribuição de todos para atingir objetivos comuns da humanidade.  

 

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável oferecem-nos um modelo inspirador para que seja possível recuperar melhor.  Enfrentamos desafios colossais. Com solidariedade e cooperação globais podemos superá-los. É a razão de ser das Nações Unidas. Neste aniversário, apelo a todos, em todo o lado, que se unam. As Nações Unidas não só estão convosco…Como as Nações Unidas pertencem-vos e é: “nós os povos”. Juntos, vamos preservar os valores perenes da Carta das Nações Unidas.” 

Relatório do Secretário-Geral sobre o Trabalho da Organização realça que a ONU atua com mais de 36 mil funcionários no Secretariado. Cerca de 95 mil elementos uniformizados prestaram serviço em mais de 140 nações. 

Desenvolvimento sustentável 

A ação em favor do desenvolvimento sustentável acontece por meio de um sistema reformulado, no qual coordenadores residentes da ONU atuam com governos e parceiros em 162 países e territórios para alcançar a Agenda 2030. 

Em termos de assistência humanitária, a organização mobilizou e coordenou apoio internacional no valor de US$ 18 bilhões para 117 milhões de pessoas necessitadas somente no ano passado.