Operário e Athletico estreiam com vitórias na Série B do Brasileiro

FOTO: Victoria Sellares / OFEC

Operário vence Criciúma de virada na estreia da Série B

O Operário venceu o Criciúma por 2x 1, na noite desta sexta-feira (04), no Heriberto Hülse, no jogo de estreia da Série B do Campeonato Brasileiro. Em Santa Catarina, o atual campeão paranaense, arrancou a virada com um gol anotado no segundo tempo.

O time da casa saiu na frente, aos sete minutos com Fellipe Mateus em chute cruzado. O empate do Fantasma veio aos 37 minutos com Rodrigo Rodrigues, após o gol ser analisado pelo VAR. Na etapa final, Juan Zuluaga balançou as redes aos 14 minutos, decretando a virada do Alvinegro.

O jogo

Fora de casa, o Fantasma, já nos primeiros minutos, tomou a iniciativa e deu trabalho ao goleiro Kauã, que defendeu a finalização de fora da área de Neto Paraíba. Quatro minutos depois, novamente Neto Paraíba arriscou da entrada da área, levando perigo ao gol. Apesar do volume de jogo, quem saiu na frente foi o Criciúma. com gol de Fellipe Mateus aos dez minutos. 1×0.

Mesmo com o gol sofrido, o Fantasma seguiu com mais volume de jogo e mostrou disposição para arrancar o empate. Mingotti, avançou pelo lado direito e jogou na área para Rodrigo Rodrigues, que mandou para o gol, aos 37′. A arbitragem apontou impedimento, mas o lance foi revisado e confirmado pelo VAR. 1×1.

O Operário chegou perto da virada, no final do primeiro tempo com Mingotti. A finalização por cobertura explodiu na trave. O Tigre chegou a balançar as redes, aos 42 minutos, com Fellipe Mateus pegando rebote após chute de Talisson, mas a arbitragem assinalou impedimento.

A virada do time paranaense veio no segundo tempo. No primeiro toque na bola, Juan Zuluaga, marcou aos 14′. 1×2.

Em desvantagem, os catarinenses pressionaram em busca do empate, com duas bolas na trave e outra no travessão. Destaque para a grande defesa de Elias no chute de Popó, que mandou uma bomba após a bola explodir na trave.

Aos 44 minutos, o Fantasma apareceu com perigo no ataque, com Gabriel Feliciano. Com liberdade, o lateral bateu da entrada da área, mas a finalização passou à direita do gol. A equipe suportou a pressão do adversário no final do jogo e conquistou os primeiros pontos na Série B.

Agenda

O próximo compromisso do Operário pela Série B será contra o Goiás, no Germano Krüger, sábado 12 de abril, às 20h. O duelo marcará o reencontro com o torcedor após a conquista do título estadual.

Athletico bate o Paysandu e estreia com vitória na Série B

O Athletico estreou na Série B do Campeonato Brasileiro 2025 com o pé direito. O Furacão venceu o Paysandu por 2 a 1, na noite desta sexta-feira (4), no Mangueirão, pela primeira rodada da competição nacional.

Os gols do triunfo rubro-negro foram anotados pelo meia Bruno Zapelli e pelo atacante Renan Peixoto, estreante com a camisa atleticana. Já o Papão descontou o marcador com o volante Leandro Vilela, ex-Paraná Clube.

Athletico venceu o Paysandu na largada da Série B. Foto: José Tramontin/Athletico

O jogo

O Athletico iniciou o duelo com a posse de bola e postura ofensiva. Aos 5 minutos, Luiz Fernando cruzou, mas ninguém desviou e a bola saiu com perigo pela linha de fundo.

Aos poucos, Zapelli começou a ditar o ritmo do meio de campo pelo lado atleticano. Já o Paysandu apostava cada vez mais nos avanços de Rossi para cima de Fernando. Aos 17, o lateral rubro-negro derrubou o atacante com falta e levou cartão amarelo.

Apesar disso, o Furacão seguia melhor. Até que, aos 32, Velasco cruzou na área, a zaga do Papão não cortou e Zapelli encheu o pé para balançar as redes, abrindo o placar para a equipe comandada por Maurício Barbieri, 1 a 0.

O gol acordou os donos da casa. Aos 41, Rossi recebeu na área, ajeitou para trás e Leandro Vilela finalizou para igualar o placar, 1 a 1, ainda antes do intervalo.

Na etapa final, aos 7, Rossi cobrou falta com força e Mycael fez boa defesa. Aos 15, André Lima aproveitou rebote da entrada da área e chutou rente à trave. Aos 23, Benítez bateu por cobertura, sobre Mycael, mas mandou para fora.

Quando o Papão mais pressionava, o Furacão foi letal. Aos 26, Isaac fez jogada pela esquerda e Renan Peixoto aproveitou a sobra na área para marcar, fazendo Athletico 2 a 1.

Com a vantagem, o Furacão soube administrar o placar e resistir à pressão adversária na reta final para consolidar os três pontos.

Agenda

O Athletico volta a campo na próxima quinta-feira (10), às 19h, contra o Criciúma, na estreia da equipe rubro-negra na Ligga Arena nesta Série B. Já o Paysandu encara o Vila Nova, no sábado (12), às 18h, fora de casa, no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA).