Uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU) é relacionada à questão de equidade de gênero, o equilíbrio entre homens e mulheres na sociedade. A ODS 5 propõe a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.
Não por acaso, a palavra “oportunidade” foi a mais citada pelos funcionários do Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, na pesquisa aplicada durante a Campanha de Sensibilização para os conteúdos da Agenda 2030 e os seus ODS.
No período de 18 dias, os funcionários do Paranacidade receberam vídeos sobre cada um dos itens da Agenda 2030, os ODS, com perguntas para serem respondidas. Nesse item, além de “oportunidade”, apareceram também, com destaque, “respeito, educação, remuneração, esclarecimento e mudança cultural”.
Na sua totalidade, o ODS 5 recomenda o ajuste de equilíbrio entre os gêneros, de acordo com as realidades nacionais, e alcança os maiores problemas verificados no planeta, como a violência de qualquer tipo contra mulheres e meninas, a falta de acesso aos recursos econômicos, de forma igualitária, e as mais variadas formas de discriminação.
AGORA NA TV WEB – O FATO MARINGÁ
* Para assistir a um conteúdo específico sem ter que esperar que passe na tv web,
clique no link a seguir e assista no canal YOUTUBE de O FATO MARINGÁ
OS CINCO Ps
O método desenvolvido no Paranacidade, disponível para aplicação em instituições como prefeituras, governo estadual, governo federal, organizações do terceiro setor e empresas privadas, tem como base os 5 Ps, da Agenda 2030, para o Desenvolvimento Sustentável: pessoas, prosperidade, paz, planeta e parcerias).
Na primeira fase, os funcionários recebem os vídeos e as perguntas. Em seguida, em reuniões ou individualmente, respondem a série de perguntas e – a partir das respostas – são criadas as “nuvens de palavras”. Ao final do processo, podem ser desenvolvidos documentos que reflitam as transformações, na compreensão e na cultura da instituição, sobre os itens abordados.
Fonte: AEN/PR