A sessão solene realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (05), reconheceu a importância das relações diplomáticas entre Brasil e Japão por 129 anos, decorrente do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação formalizado em Paris, no dia 5 de novembro de 1895, representando o marco inaugural das relações diplomáticas entre as duas nações.
A proposição é da segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP) que destacou ser “uma relação de amizade que não se limita a tratados ou acordos comerciais. São laços de respeito mútuo e de colaboração efetiva entre os nossos povos”. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no Brasil residem cerca de 2,7 milhões de japoneses e descendentes de japoneses, constituindo a maior comunidade Nikkei fora do Japão, enquanto o Japão abriga a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com mais de 210 mil residentes brasileiros. A importância da dimensão humana para as relações bilaterais, em particular os intercâmbios em todas as esferas dão substância e impulsionam estas as relações diplomáticas, bem como constituem um elemento único de parceria estratégica e global.
Maria Victoria destacou a celebração em homenagem as relações diplomáticas entre Brasil e Japão. “Fazemos hoje esta sessão solene em respeito à cultura japonesa e por toda contribuição que os japoneses têm dado ao Brasil. Entregaremos menções honrosas para lideranças da descendência japonesa, pessoas que vêm contribuindo bastante com o desenvolvimento econômico, gastronômico, social, cultural e em tantas áreas que colaboraram para formar o povo paranaense. É uma homenagem em respeito, em consideração a essa amizade, a essa diplomacia e pela contribuição mútua entre os dois países”.
O deputado Fabio Oliveira (Podemos) relatou que tem “uma proximidade com o que a cultura japonesa representa. Tive a oportunidade de participar da Igreja Evangélica Holiness do Brasil e lá, tudo que eu imaginava, tudo que eu tinha de admiração pela cultura japonesa, eu pude perceber o porquê eu tinha esta admiração, desde a educação dos filhos, desde os princípios e valores, o respeito, a honra, enfim, diversos fatores que são iminentes à cultura japonesa”.
O suplente do deputado Marcel Micheletto (PL), que deve assumir o cargo a partir de 2025, Jairo Tamura disse que é “filho de imigrante japonês e a vida inicial de imigrante não foi fácil. Nesse tempo a gente aprende a conviver com os valores e com a cultura, e uma das coisas mais marcantes é a perseverança. Esses 129 anos de lutas e conquistas foram muito importantes para aos dois países, esse laço de irmandade faz com que tenhamos esperança de um mundo melhor”.
Durante o evento todos os presentes puderam apreciar a apresentação do grupo Wakaba Taikô de tambores japoneses, do Clube Nikkei Curitiba com a música Kodô “ Batidas do Coração” e a interpretação do cantor Yuichi Oshima da música Kampai.
Autoridades Nikkeis
O Cônsul Geral do Japão, Yasuhiro Mitsui ressaltou que atualmente “o Brasil é o melhor amigo que o Japão tem. Como um parente que mora muito longe. Como s nós tivéssemos relação de sangue. No Brasil me sinto em casa. Eu agradeço muito a celebração proposta pela deputada Maria Victoria. Sabemos que a comunidade Nikkei fez grande contribuição ao desenvolvimento do Brasil e do Paraná e temos grande honra e orgulho disso”.
Já o presidente da Associação Cultural Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Everson Keiti Takayama comentou sobre a homenagem recebida na Assembleia e sobre as atividades da Associação Cultural Nipo-Brasileira. “Hoje a nossa Associação engloba múltiplas entidades que representam toda a comunidade Nikkei de Curitiba. Para nós é uma grande honra estar aqui na Assembleia recebendo esta Menção Honrosa e é uma grande honra também representarmos a comunidade”.
“A comunidade Nikkei hoje no Brasil é a maior população de descendentes fora de Japão e o Paraná é a segunda maior comunidade aqui no Brasil. Desde a imigração, nós ficamos sempre arraigados a nossa cultura e, através dos Matsuris, desses festivais, fomos difundindo essa cultura e fomos sendo acolhidos. Hoje em dia, muitos não-descendentes se interessam pela cultura japonesa, pela gastronomia, pela dança, as artes marciais. Nossa função é manter a nossa cultura entre nós e transmitir também para todos que desejarem conhecer e participar”, completou o presidente da Associação Nipo-Brasileira, Everson Takayama.
Homenageados
No evento foram homenageadas 36 instituições, abaixo nominadas, que colaboraram decisivamente na consolidação das relações diplomáticas entre os dois países e receberam diploma de menção honrosa com os dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por proposição da deputada maria Victória, concede votos de congratulações, em comemoração aos 129 anos das Relações diplomáticas entre Brasil e Japão”.
– Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba) que desenvolve atividades para preservação e difusão da tradição nipônica na capital.
– Associação Cultural Esportiva e Beneficente Glória Parque Verde que desenvolve manifestações esportivas e culturais japonesas.
– Associação Curitibana de Beisebol e Softbol (ACBS) para promover torneios de beisebol e atletismo.
– União dos Gakusseis de Curitiba (UCG), entidade que busca integrar os jovens com atividades que ajudam no crescimento pessoal e profissional.
– Igreja Evangélica Holiness do Brasil que atua nos Ministérios de Ação Social, Oração, Casais, Jovens, Karis Kids, Evangelismo e Missões.
– Associação Cultural e Esportiva Pinheiros, se destaca no incentivo à prática do beisebol.
– Seicho-No-Ie (Regional Paraná V), divulga o Movimento de Iluminação da Humanidade, que propaga a prática de gratidão à família e a Deus e o poder da palavra positiva.
– Igreja Tenrikyo de Curitiba, divulga o caminho para compartilhar a vida plena de alegria e felicidade com todos os seres humanos.
– Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (SGI), comunidade budista que se unem para propagar o maior propósito da humanidade que é a paz mundial.
– Associação Nishi Hongwanji de Curitiba, divulga o budismo onde o caminho para a paz permanente só é possível quando se transcende os conflitos, se superam as exclusões e há um empenho em viver todos juntos com o coração pleno.
– Círculo Católico Estrela da Manhã (CCEM), convida jovens para participarem de atividades culturais, esportivas e religiosas. Ao longo dos anos esta entidade tem sido sinônimo de família, amizade e fé.
– Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná (CCIBJ), atua para estreitar e consolidar as relações comerciais e econômicas entre os dois países.
– Casa do Estudante Nipo-Brasileiro (Cenibrac), oferece aos estudantes um grande aprendizado no gerenciamento administrativo e convívio social.
– Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão (APAEX), presta serviço na divulgação de bolsas, exposições de calendários e parcerias com o Consulado do Japão.
– Escola Junshin de Curitiba, ensino de língua e cultura japonesa.
– Curso de Língua Japonesa de Curitiba, desenvolveu um método da língua nipônica moldado especialmente para estrangeiros, adaptando-o à realidade brasileira.
– Curso Bunkyô de Língua Japonesa, tem atuado como elo entre as culturas nipônica e brasileira, através do ensino da língua japonesa e demais atividades.
– Fukuoka Kenjinkai do Sul do Paraná, mantém as raízes, os costumes e as tradições através de reuniões, eventos, tanomoshis, bonenkais e intercâmbios.
– Curitiba Tênis Clube (CTC), incentiva a prática do esporte na comunidade. Promove o Torneio de Amizade Brasil-Japão, que reúne atletas de vários Estados.
– Instituto Paranaense de Ikebana Ikenobô América do Sul, ensina o estilo ikenobô, considerado o mais antigo dos estilos de ikebana.
– Higashi Honganji Brasil, professa o budismo de Amida por meio do caminho encontrado pelo mestre Shinran, a Higashi Honganji para esclarecer e transmitir os verdadeiros ensinamentos da Terra Pura.
– Templo Nyorenji, iniciou suas atividades em Curitiba, em 1988, e se destaca por ter o maior número de fiéis não descendentes.
– Centro de Ensino da Língua Japonesa, mantém e fomenta o ensino da língua japonesa e as relações culturais e sociais entre as escolas de língua japonesa na Região Sul do Paraná.
– Instituto Cultural e Cientifico Brasil Japão (ICCBJ), busca contribuir no estreitamento das relações bilaterais, estabelecendo irmandades e instrumentos para a efetivação de interesses mútuos.
– Associação Park Golf de Curitiba, incentivo à prática do softbol e golfe.
– Konko-kyo no Paraná, grupo Yosakoi Soran e Wakaba Taikô.
– Associação Okinawa Kenjin de Curitiba, para manter e difundir a cultura okinawana.
– Ryukyu Koku Matsuri Daiko, preserva e difunde a cultura e as tradições okinawanas.
– Lar Santa Mãe Junshin, centro de cuidados diurnos cuja missão é trabalhar a espiritualidade católica de amor e serviços aos idosos que necessitam de acompanhamento em suas atividades diárias.
– Templo Budista Jodoshu Nippakuji de Curitiba, cultura budista.
– Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná Júnior, aproxima os jovens através de palestras e eventos de empreendedorismo, networking e ações solidárias em comunidades carentes.
– Associação Paranaense de Bonsai, promove workshops, concursos e exposições de bonsais.
– Rede Nikkei do Paraná (REN), promove conexões e apoia iniciativas relevantes, como o Simpósio de Empoderamento às Mulheres Empreendedoras Nikkeis, realizado em parceria com a JICA.
– Consulado Geral do Japão em Curitiba, com jurisdição no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fornece informações sobre passaporte, viagem ao Japão, visto, certificado de elegibilidade, cultura japonesa, comunidade nipo-brasileira, bolsas de estudo, entre outras.
– Igreja Messiânica Mundial do Brasil, atividades de difusão do Johrei e dos ensinamentos de Meishu-Sama.
– Instituição Religiosa Perfect Liberty, organização religiosa baseada na verdade desvendada por “Oshieoyá”.
A mesa de autoridades foi composta pela segunda-secretária da Assembleia Legislativa, proponente e presidente da sessão solene, deputada Maria Victória (PP); pelos deputados Fábio Oliveira (Podemos), Márcio Pacheco (PP) e Jairo Tamura (PL); a ex-governadora Cida Borghetti; o secretário de Estado da indústria, Comércio e Serviços, deputado federal Ricardo Barros; o Cônsul Geral do Japão, Yasuhiro Mitsui; vereador de Curitiba Nori Seto; o presidente do Conselho Deliberativo do Nikkei Curitiba, Roberto Yosida; o presidente da Associação Cultural Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Everson Keiti Takayama; o ex-deputado estadual e ex-vereador, Rui Hara e pelo assessor chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó. ASC/ALEP