PADRE BEOZZO: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados, e eu vos darei descanso”. Mt 11, 28

Homilia para o 14º Domingo do Tempo Comum

Os capítulos 11 e 12 do evangelho de Mateus, narram a crise do ministério de Jesus, com a crescente oposição externa de escribas, fariseus e sumos sacerdotes, mas também divisão interna. O próprio João Batista, que havia anunciado Jesus, cheio de dúvidas. envia da prisão mensageiros para perguntar: “

Es tu o que devia vir ou temos que esperar um outro?” Mt 11, 3). Às cidades, onde havia realizado a maioria dos seus prodígios, recrimina: “ Ai de ti, Corazim. Aí de ti Betsaida.

Se os prodígios realizados entre vós, tivessem sido realizados em Tiro e Sidônia, há muito teriam se convertido com panos grosseiros e cinzas” (11, 21). Ao final do capítulo doze, é a mãe de Jesus e seus parentes que vem procurá-lo, para leva-lo de volta para casa. Marcos vai direto ao ponto: “Ele perdeu o juízo” (Mc 3, 21). Em meio a essa crise, Jesus para rezar. Dá graças ao Pai, criador do céu e da terra: “Eu vos louvo, ó Pai, porque ocultastes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos simples, porque foi do teu agrado” (11, 25-26). Seguem três apelos de Jesus aos seus discípulos e a nós: – “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e vos darei descanso”. (11, 28). – “Tomai o meu jugo, pois meu jugo é leve e meu peso é suave” (11, 29-30). – “Aprendei de mim que sou tolerante e humilde de coração e encontrareis repouso para vossas vidas” (11, 29).