Dirce Jorge Lipu Pereira será a conferencista da Noite de Oração pela Paz marcada para o dia 21 de setembro de 2023, quinta-feira, no Auditório Dona Guilhermina, em Maringá, com início às 20h.
Pajé da etnia Kaingang, Dirce é liderança atuante, da Terra Indígena Vanuíre (Arco-Íris/SP). Ela estará entre outros líderes religiosos para um intenso momento de unidade e fé.
A Noite de Oração pela paz é organizada pelo GDI – Grupo de Diálogo Inter-religioso: um movimento de lideranças religiosas de Maringá criado em 2007 com o objetivo de incentivar o diálogo entre as religiões e promover a paz.
O grupo conta atualmente com a participação de líderes e membros de onze denominações religiosas:
Bahá´í; Budista; Candomblé; Católica; Espírita; Evangélica;
Indígena; Judaísmo; Muçulmana; Religião de Deus e Umbanda.
A participação dos líderes e membros da Igreja Católica Apostólica Romana no GDI foi inspirada pela experiência no MECUM – Movimento Ecumênico e pela organização com as demais religiões da Noite de Oração pela Paz realizada em 2001, e orientada pela Declaração Nostra Aetate – sobre a Igreja e as Religiões Não-Cristãs -, elaborada em 1965 pelo Concílio Vaticano II, com a firme convicção da importância das religiões no fortalecimento da cultura da paz.
Irivaldo Joaquim de Souza, coordenador do GDI, diz que a escolha da conferencista é para homenagear os povos originários. “Queremos prestar uma linda homenagem aos povos indígenas, aos quais temos histórica dívida”, comenta.
Irivaldo foi casado com Darcy Dias de Souza, fundadora e presidente da Associação Indigenista de Maringá (Assindi). Dona Darcy morreu no dia seis de maio de 2022, aos 79 anos e é reconhecida no Brasil como uma das grandes incentivadoras da preservação da cultura dos povos originários. Dona Darcy também será lembrada no evento.