PARANÁ: Governo entrega novos leitos para Santa Casa de Goierê

Estado chegou a 1.024 diagnósticos positivos em um só dia. Foram ativados leitos de UTI na Santa Casa de Goioerê e ala exclusiva no Hospital Oswaldo Cruz. Investimentos do em ações de combate já chegaram R$ 342,6 milhões.

PARANÁ: Governo entrega novos leitos para Santa Casa de Goierê

O Estado bateu recorde de novos casos, chegando a 1.024 diagnósticos positivos em um só dia, número maior que o acumulado de casos dos primeiros 41 dias de monitoramento. Até a sexta-feira (26), o Estado tinha 18.464 confirmados e 551 óbitos, com 343 cidades com pelo menos um caso da doença.

A escalada da doença levou a um reforço no número de leitos para pacientes com Covid-19. Na quinta-feira (25), o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou dez novos leitos de UTI para a Santa Casa de Misericórdia de Goioerê, na região Centro-Oeste. Curitiba ganhou uma ala de enfermaria exclusiva para os pacientes com o novo coronavírus, instalada no Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz, que é integrado ao Complexo Hospitalar do Trabalhador.

O Estado já ativou 763 leitos de UTI e 1.245 leitos de enfermaria para adultos; e 37 leitos de UTI e 70 de enfermaria pediátricas, exclusivos para pacientes com a Covid-19. Esses números se referem a leitos SUS.

Os investimentos do Governo do Estado em ações de combate já chegaram R$ 342,6 milhões desde março. Os recursos têm sido aplicados com absoluto controle orçamentário e total transparência, o que colocou o Paraná entre os estados com a melhor transparência no enfrentamento à Covid-19, de acordo com a Transparência Internacional Brasil.

Leia também:

*Homem de 81 anos é a 11 vítima da dengue em Maringá

*Sarandi registra uma morte por COVID nesta sexta. Prefeito Volpato pede colaboração à população: “Quem pode, fique em casa”

*”Cascavel tem apenas 4 vagas em UTIs COVID do SUS”, noticia Jadir Zimmermann, jornalista do Portal “Preto no Branco”

Hospital Oswaldo Cruz abre ala exclusiva para Covid-19

O Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz, de Curitiba, que integrado o Complexo Hospitalar do Trabalhador, abriu esta semana uma ala exclusiva de enfermaria para atendimentos relacionados à Covid-19. Ao todo, 35 leitos clínicos estão à disposição dos infectados, além de dois leitos de estabilização para casos mais graves.

 “Seguindo a proposta do governador Ratinho Junior, temos ampliado a oferta de leitos em todo o Estado. O Hospital Oswaldo Cruz é uma unidade que já vem sendo utilizada na coleta de amostras para exame de Covid-19 e agora podemos contar com essa ala exclusiva de enfermaria para tratamento de pacientes confirmados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O Oswaldo Cruz é a quinta unidade hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde incorporada ao Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT). A ampliação de leitos exclusivos para Covid-19 faz parte da terceira fase do plano de contingência no enfrentamento a pandemia do CHT.

O diretor do complexo, Geci Labres de Souza Júnior, explica esta nova etapa. “Nesta fase do nosso plano, ativamos 14 leitos de UTI no Hospital de Reabilitação na última semana, devemos ativar mais 14 nos próximos dias e agora disponibilizamos o Oswaldo Cruz para isolamento respiratório com estes 35 leitos de enfermaria”.

DRIVE-THRU

 

Em maio, a unidade implantou um projeto-piloto de atendimento drive-thru de testagem para Covid-19 em profissionais de saúde e de segurança pública (e seus contatos próximos) que apresentassem sintomas.

Até esta quinta-feira (25), em 45 dias após o início do projeto, 1.069 coletas já foram realizadas. Destas, 110 foram diagnosticadas como casos confirmados, 280 aguardam resultados e 679 foram descartados.

O diretor do CHT destaca a atuação do Governo do Estado em fornecimento de equipamentos e EPI, bem como aos colaboradores. “Os colaboradores tem trabalhado de forma incansável 24h por dia, com muita eficiência para amenizar o sofrimento tanto dos curitibanos como de todos os paranaenses”, acrescentou.

Fonte: AEN/PR