O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, apresentaram nesta sexta-feira (23), no Palácio Iguaçu, as câmeras corporais que serão testadas pela Polícia Militar do Paraná (PMPR). Fabricadas pela empresa norte-americana Axon, a Axon Body 4 é um dos equipamentos mais modernos do mundo, com Inteligência artificial (IA), tradução simultânea em diversos idiomas, localização GPS e possibilidade de transmissão ao vivo.
A negociação para o projeto-piloto foi firmada durante a viagem internacional liderada por Ratinho Junior em abril deste ano, durante a concretização da compra de dois mil teasers (armas não letais de incapacitação neuromuscular) para as forças de segurança do Paraná. Parte dos equipamentos foi entregue nesta sexta-feira.
“Somos o primeiro estado da América Latina a receber esses equipamentos. São câmeras modernas e diferentes das convencionais que estão sendo testadas no Brasil. Elas possuem Inteligência Artificial e o policial não vai mais perder tempo fazendo ocorrência. Muitas vezes, o agente perde de uma até duas horas para relatar toda a ocorrência, então com Inteligência Artificial, em poucos segundos, ela dá um relato de tudo aquilo que a câmera registrou”, explicou Ratinho Junior.
“O policial faz uma revisão rápida, assina e entrega para a Polícia Civil, então nós estamos otimizando o trabalho do policial, com hora homem, digamos assim, para que ele possa continuar o seu trabalho de ronda e de investigação”, acrescentou.
A Axon Body 4 é uma câmera corporal de alta tecnologia, acoplada ao uniforme dos agentes policiais e que grava vídeo e áudio de forma contínua ou sob acionamento, manual ou automático, a depender da configuração. É possível, ainda, a detecção de ativação automática em certas situações, como a retirada da arma do coldre ou o acionamento das luzes da viatura.
Serão 50 dispositivos dentro do projeto, utilizados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) nas cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu, sem custos ao Estado durante a fase de testes. A escolha se deu por ambas serem regiões turísticas; pelo porte, no caso da Capital; e pela região de fronteira, com grande fluxo de pessoas, em especial de estrangeiros, na terra das Cataratas do Iguaçu.
Teixeira destacou que antes de adquirir os equipamentos, a Sesp está realizando a análise da tecnologia mais adequada à realidade das forças de segurança paranaense. “Nós já temos um processo que está em andamento e que encerra em dezembro o período de teste de 300 equipamentos, de um outro modelo. Na sequência, teremos um relatório para verificar a possibilidade da aquisição de mais equipamentos, seja os que já estamos testando, ou então este novo modelo que nós vamos fazer, agora, essa prova de conceito”, ressaltou.
A deputada estadual Flavia Francischini e representantes de todas as forças de segurança participaram da entrega.
AEN/PR