PARANAGUÁ: Exibições do Cinema na Praça são canceladas por causa das chuvas intensas e alagamentos

Cidade portuária sofreu com mais de 70mm de chuvas em menos de duas horas. Outras cidades do litoral também tiveram chuvas intensas que provocaram alagamentos neste domingo, 25.

foto - Alex Vizine - Rádio Ilha do Mel FM

Estava tudo pronto para a última etapa do tour que o CINEMA NA PRAÇA estava fazendo no litoral do Paraná, quando por volta das 16h deste domingo (25) um forte temporal se abateu sobre Paranaguá alagando muitas áreas da cidade, inclusive o espaço reservado às exibições que aconteceriam a partir das 19h na avenida Arthur de Abreu em frente à Estação Ferroviária Costeira da cidade.

Largo em frente à Estação Feroviária de Paranaguá ficou completamente inundada e chegou a cobrir os assentos das cadeiras reservadas ao público. foto – Janaína Borges – Casa do Verbo

A chuva alagou rapidamente a área da estação e as imagens gravadas pela equipe da Casa do Verbo, empresa responsável pela realização do evento, mostram que o nível da água subiu tanto que chegou a encobrir os assentos das cadeiras reservadas ao público.

A equipe da caravana cultural ficou isolada no local, e só a partir das 22h com a chegada dos bombeiros que realizaram o trabalho de desobstrução dos canais de escoamento das ruas, é que foi possível recolher cadeiras e equipamentos que ficaram parcialmente submersos.

O diretor da Casa do Verbo, Francisco Pinheiro, gravou vídeo durante o temporal explicando a situação em que sua equipe se encontrava. O vídeo pode ser assistido logo abaixo.

“Fomos surpresos por uma chuva torrencial que provocou um grande alagamento aqui no local onde aconteceria as sessões do Cinema na Praça. Quando começou a chover começamos a recolher as cadeiras, mas a água subiu rapidamente e tivemos que nos abrigar na estação para preservamos a integridade física de todos. Não houve tempo nem mesmo para retirarmos nossa Van do local, e o carro ficou parado no meio da inundação”, explica Pinheiro.

 

EQUIPE DO PORTAL QAP LITORAL NOTÍCIAS REGISTRA

AO VIVO INÍCIO DAS CHUVAS NA ESTAÇÃO DE PARANAGUÁ

Com previsão de novas chuvas em Paranaguá nesta segunda-feira, 26, e também nos próximos dias, o Cinema na Praça, evento do Governo do Paraná realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo teve que ser cancelado.

A partir de 14 de março a Casa do Verbo começa as exibições nas 6 cidades da rota 2. A primeira cidade será Doutor Ulysses, depois virão Rio Branco do Sul, Balsa Nova, Campo do Tenente, Agudos do Sul e Piên.

No litoral, o CINEMA NA PRAÇA visitou no mês de fevereiro Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Antonina e Morretes. Nestas cidades, mais de 7 mil pessoa assistiram às vinte sessões de filmes ao ar livre.

A programação completa do Cinema na Praça que ainda vai visitar 59 cidades pode ser consultada no site do projeto –  cineparana.com.br.

CHUVAS PROVOCAM ALAGAMENTOS EM TODO O LITORAL

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná – Simepar – choveu quase 73mm neste domingo em Paranaguá. Mas a cidade portuária não foi a única que sofreu com o evento climático.

foto – junior michelin – ACONTECE EM PONTAL

Em Pontal do Paraná, o volume de chuva também foi muito grande e provocou alagamentos em muitas áreas da cidade. O Portal ACONTECE EM PONTAL publicou matéria mostrando os alagamentos. As imagens registradas pelo repórter Júnior Michelin são impressionantes. O jornalista que é morador de Pontal, também teve sua casa alagada. Ele conta que foi tudo muito rápido e que no litoral até pode ser considerado normal situações de pequenos alagamentos, mas que ele nunca havia visto nada similar, com tanta intensidade e rapidez. A matéria sobre os alagamentos em Pontal pode ser conferida clicando neste link.

Em Pontal e Morretes, o Simepar não possui estação de monitoramento, mas o Sistema Paranaense informa que se estima que nestas cidades tenha chovido entre 60 e 70mm em apenas duas horas.

Em Guaraqueçaba foram 79,4mm, Guaratuba – 73mm, Antonina – 49,4mm e Paranaguá 72,4mm.

Não há informações sobre pessoas desalojadas ou desabrigadas por causa das chuvas ou dos alagamentos.