Nesta terça-feira, as Nações Unidas pedem a todos os usuários de plataformas digitais que façam uma curta pausa antes de postar notícias na internet sobre a Covid-19.
A iniciativa é um convite à reflexão de usuários para que possam se certificar de que o material que divulgam é verdadeiro e de fonte fidedigna combatendo assim as notícias falsas ou “fake news”.
Tradução
A iniciativa Pause #TakeCarebeforeyouShare ou Pare para Pensar antes de Compartilhar, numa tradução livre, é parte da campanha “Verificado”, lançada pelo Departamento de Comunicação Global da ONU em parceria com empresas privadas.
Na semana passada, o secretário-geral da ONU, António Guterres, mencionou a campanha, numa entrevista a jornalistas, dizendo que todos precisam ajudar a combater o volume de notícias falsas na internet.
Em muitas plataformas digitais, por exemplo, as pessoas são enganadas com promessas de medicamentos que curariam a Covid-19 ou até mesmo do surgimento de uma vacina, que ainda não foi criada.
Leia também:
*“Orgulho que fala”: Encontro online debate o tema da inserção do LGBTQIA+ no mercado de trabalho
OMS
Para combater essa onda de informações falsas, a Organização Mundial da Saúde, OMS, está desde o início da pandemia, realizando briefings aos jornalistas com as últimas informações sobre a pesquisa e os testes clínicos de uma potencial vacina assim como os testes com cerca de 200 medicamentos que poderiam ajudar no tratamento do novo coronavírus.
No Brasil, a campanha “Verificado” está realizando uma série de eventos para marcar o lançamento da iniciativa, que ocorreu no último dia 22 de junho, no Rio de Janeiro.
O Centro de Informação da ONU no país, Unic-Rio, realiza com a CNBB e a Caritas do Brasil uma missa no Cristo Redentor nesta quarta-feira às 19h, horário local.
Papa
Na Missa, serão lembradas as pessoas que perderam a vida com a pandemia no país assim como fiéis que não podem, por causa do isolamento social provocado pela Covid-19, participar de serviços religiosos.
A missa será celebrada pelo cardeal Orani Tempesta e contará com uma mensagem especial do papa Francisco. O evento terá projeções de imagens sobre o Cristo Redentor e um show da cantora Alcione. Os canais da Caritas e da CNBB no Brasil farão a transmissão do evento ao vivo.