A Prefeitura de Maringá inaugurou hoje (29) um novo espaço de integração da comunidade nas proximidades da Maria Fumaça do Parque do Ingá. O objetivo, diz o diretor presidente do Instituto Ambiental de Maringá, José Roberto Behend, é revitalizar o uso do espaço público no período noturno, criando um novo ponto de encontro para famílias. O local contará com uma praça de food trucks instalada em área próxima à locomotiva, com opções de alimentação e lazer.
A intervenção incluiu melhorias na iluminação, instalação de bancos, adequações na cobertura da locomotiva e organização da área para receber food trucks. A nova praça foi cercada para permitir o uso pela comunidade mesmo fora do horário de funcionamento do Parque do Ingá, que é uma unidade de conservação.
O prefeito Silvio Barros ressaltou que a proposta é valorizar o Parque do Ingá e ampliar a integração com a comunidade. “Quando fizemos a proposta de concessão do Parque, a equipe do IAM realizou um estudo e identificou que a locomotiva um ponto bastante visitado. Como ela fica próxima à rua, o projeto já previa uma praça gastronômica próxima a este local. Com essa medida, estamos criando oportunidades e espaços para Maringá se tornar cada vez mais atrativa para os maringaenses e visitantes”, disse.
O secretário de Infraestrutura, Vagner Mussio, ressaltou o empenho das equipes na execução do novo espaço. “A cidade não pode parar, por isso conciliamos esse projeto com outras frentes de trabalho. As equipes atuaram com dedicação e compromisso para realizar essa entrega à população. Ainda faremos adequações para deixar o local mais agradável e aconchegante, para que os maringaenses aproveitem esse novo ponto de convivência.”
Os food trucks que irão funcionar no local fazem parte do núcleo do Programa Empreender da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e contam com documentação regularizada, incluindo licença sanitária. Ao todo, 14 food trucks estão aptos a operar no espaço. A participação será organizada em sistema de revezamento, com cerca de sete comerciantes por período, conforme acordo entre os próprios participantes e de acordo com os produtos ofertados. Os demais seguirão atendendo em outros pontos já utilizados pelo grupo, como Catedral e entorno do Parque do Ingá.
Para secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Rogério Bernardo, o espaço cria novas oportunidades. “A iniciativa gera renda para os food trucks e para os empreendedores da gastronomia, enquanto eles oferecem uma experiência diferente para os visitantes. Isso movimenta a economia local e das cidades vizinhas e projeta Maringá, atraindo ainda mais turistas”, enfatizou.
SECOM


