O Parque do Japão reabre neste sábado, 15, a partir das 8 horas. O fechamento foi necessário para organizar a transferência de carpas de um lago para outro, procedimento recomendado por especialistas depois de uma grande mortandade de peixes. Suspeitas de contaminação do lago maior, em frente ao deck, justificou a remoção das carpas.
O lago foi esvaziado e será limpo, de acordo com protocolos técnicos, para eliminar vestígios de eventual contaminação.
A área estará interditada à visitação e não será permitido alimentar as carpas, concentradas em outros dois lagos menores.
Isso porque as carpas estão sob cuidados especiais, o que inclui alimentação balanceada e medicamentos por um período de 15 dias.
Ainda não se confirmou suspeitas sobre a causa da morte de cerca de 300 carpas nos últimos 20 dias, mas seguem as análises em carcaças e amostras de água de diversos pontos do parque para identificar eventuais fontes de contaminação. Suspeitas iniciais variam de gesso a soda cáustica, oriundas de algum ponto nas proximidades e que teriam sido levadas para os lagos do parque durante as chuvas intensas do último final de semana de maio.
fonte: assessoria de imprensa PMM