Com a baixa das temperaturas, algumas regiões da Polónia, Áustria, Bélgica e Chéquia estão já debaixo de um manto branco.
Uma frente fria trouxe queda de neve para a Europa Central e do Norte. As estradas estão escorregadias e os condutores são aconselhados a colocar pneus de inverno.
Primeira queda de neve da estação na Polónia
A queda de neve está atingindo sobretudo o sudoeste da Polónia. Uma das zonas mais perigosas é a região das montanhas Tatra, na fronteira com a Eslováquia, tendo já sido ativado o terceiro nível de alerta para avalanches. A população foi avisada para não fazer caminhadas pelos locais turísticos, nas zonas mais altas, sendo que um turista morreu recentemente numa avalanche.
Estão previstos fortes nevoadas na quinta e sexta-feira, que podem levar a formações de neve de até dez centímetros.
W północnej Polsce notowane są kolejne intensywne opady #śnieg. Uwaga na trudne warunki drogowe!
Nagranie: Kitka Anitka, Koczała @IMGW_CMM @IMGWmeteo @MeteoprognozaPL #obserwatorzyburz #pogoda #polska pic.twitter.com/b0PnoOjO4w— Sieć Obserwatorów Burz | Obserwatorzy.info (@SOB_pl) November 20, 2024
A partir desta quinta-feira, espera-se uma baixa acentuada das temperaturas na Polónia. Na região dos Tatras, os meteorologistas prevêem, para o próximo fim de semana, uma queda dos termómetros até 10-15 graus Celsius abaixo de zero.
Podhale e Zakopane, considerada a capital de inverno da Polónia, estão entre as localidades mais afetadas.
Neve cai a baixa altitude na Áustria
Como previsto, o inverno chegou à Áustria, mesmo a baixas altitudes. Os camionistas que têm de atravessar a passagem de Arlberg tiveram mesmo de colocar correntes nos pneus ao final da manhã.
Segundo os meteorologistas, uma frente fria noturna desencadeou a mudança significativa do tempo no país. Uma depressão de baixa pressão assenta sobre a Europa Central, com o ar frio polar invandindo a região com uma forte corrente de noroeste a grande altitude.
Onda de frio abate-se sobre a Chéquia
As temperaturas na Chéquia desceram até 10 graus durante a noite. Em muitos sítios, a neve e as estradas geladas complicaram o trânsito durante a manhã, sobretudo nas montanhas de Jeseníky e Beskydy.
À medida que uma frente fria se desloca pelo país e as temperaturas rondam os zero graus, a precipitação está a transformar-se em neve a altitudes superiores a 400 metros. Existe o risco de formação de gelo no noroeste e norte da Boémia.
O Instituto Hidrometeorológico Checo lançou um aviso para a noite de quinta-feira e manhã de sexta-feira, dizendo que podem cair até 12 centímetros de neve.
De acordo com os meteorologistas, esta é a primeira queda de neve significativa da estação e são esperadas complicações no trânsito.
Neve no ponto mais alto da Bélgica
A Bélgica viu a chuva e os ventos fortes de terça-feira transformarem-se em frio polar e nos primeiros aguaceiros deste inverno.
Já está formada uma camada de neve no topo das zonas montanhosas perto do Signal de Botrange, na Bélgica, o ponto mais alto do país.
O manto branco também já chegou à Europa do Norte.
Na Dinamarca, a queda de neve deixou as estradas escorregadias, causando um acidente com um camião na autoestrada que liga as cidades de Nyborg e Odense. euro news