A Sociedade Anônima Maringá Futebol Clube volta a campo na próxima segunda-feira (28) para enfrentar o Tombense em Minas Gerais em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Sem vencer há nove partidas, dos 27 pontos em jogo nos confrontos, a equipe só conseguiu conquistar cinco. Faltando apenas seis partidas para o fim da primeira fase, o Dogão ocupa a 14ª posição com 15 pontos, está a dois pontos da zona de rebaixamento e a três do G8, mas agora não depende só de si para entrar no grupo que passa para a segunda fase.
TORCIDA CONTRA
Além da vitória contra o Tombense, algo que não é impossível já que o mineiros estão em último lugar na competição e perderam as últimas quatro partidas, Maringá precisava contar neste sábado com tropeços de Guarani, ABC e CSA, e essas coisas aconteceram.
A torcida contra porém não pára por aí, no domingo, é preciso torcer contra Ituano e Figueirense, e na segunda contra o Botafogo (PB), e ainda assim dificilmente o Dogão subirá além da décima colocação. É uma situação delicada que faz com que cada um dos últimos seis jogos da primeira fase se tornem verdadeiras decisões.
Castilho sabe que tem que enfrentar um desafio de cada vez e confia no desempenho mostrado pelo time na última meia hora de jogo no sábado passado em Natal contra o ABC, quando o time perdia por 3 a 1 e conseguiu arrancar o empate, que se não foi um bom resultado, pelo menos devolveu confiança aos jogadores. O treinador não vai poder contar com Negueba que se contundiu e deve ficar fora por mais 15 dias, mas em compensação terá à disposição os reforços dos meias Zé Vítor, Morelli e Matheus Mello, além do atacante recém contratado Fernando.
O jogo pode decidir a sorte do Maringá no campeonato. Se perder, vai ter que focar em obter pelo menos mais duas vitórias nos últimos cinco jogos para chegar a 21 pontos, cifra que historicamente garante a salvação do rebaixamento. Se vencer, mantém viva as esperanças de classificação para a segunda fase. Jogar na segunda-feira pode ser uma vantagem, pois com exceção de Botafogo PB e Brusque que jogam no mesmo horário, todas as outras partidas já terão sido disputadas. Se os tropeços esperados acontecerem no fim de semana, o negócio será bater o Tombense e torcer para que o Brusque vença ou pelo menos empate na Paraíba. O milagre maior nem são as combinações de resultados, e sim voltar à vencer.
A ansiedade entre os jogadores e comissão técnica é grande, mas o treinador disse em entrevista coletiva na última quinta-feira, que a pressão diminuiu depois que o time voltou a marcar gols. Antes da partida com o ABC, o Dogão já estava há 3 jogos sem afundar as redes dos adversários, e isso segundo Castilho era o que mais incomodava.
“Ter feito três gols contra o ABC foi uma virada de chave. Estávamos há 30 dias sem fazer gol e isso estava incomodando todo mundo. Buscar o empate com um jogador a menos e perdendo por 3 a 1, também mostrou nossa força e capacidade de reação. Negueba é um jogador que faz falta, não temos ninguém com a caracaterística dele e temos que buscar solução para isso. Contra o Tombense será um jogo difícil; é uma viagem com uma logística complicada, e o time lá também não vive um bom momento, mas sabemos a força que eles tem jogando em casa, por isso com muito respeito vamos lá para vencer, porque estamos precisando e muito”, analisou Jorge Castilho. A coletiva completa pode ser assistida clicando aqui.
O treinador não confirma quem começará jogando, mas em base à escalação inicial na partida contra o ABC e também nas trocas efetuadas, se pode imaginar que a provável formação inicial contra o Tombense terá, Tony, Max Miller, Tito, Ronald e Cristovam; Zé Vítor, Buga, Morelli e Matheus Melo; Maranhão e Fernando.
A partida de segunda-feira será transmitida AO VIVO no youtube pela plataforma SportyNet.
Clique aqui para assistir a transmissão que começa às 19h.




