Um creme leve, envolvido num fina camada de massa folhada. Parece simples, mas é um dos tesouros nacionais mais famosos. Quem passa por Belém, em Lisboa, não consegue ignorar a fila que se faz para conseguir um, ou uma caixa deles. Falamos do pastel de Belém, agora reconhecido como o melhor doce do mundo.
A distinção foi feita pelo TasteAtlas, um guia gastronômico online, que fez uma lista das maravilhas gastronômicas mundiais.
Ver essa foto no Instagram
O português pastel de Belém é o primeiro no ranking de pastelaria mas não fica sozinho no pódio. É que logo a seguir vem o pastel de Nata. Sim, para o guia gastronómico é importante ressalvar que se tratam de duas iguarias distintas.
“Só os pastéis feitos na Fábrica Pastéis de Belém podem ser chamados de pastéis de Belém, enquanto todos os outros, produzidos por outras pastelarias, são chamados pastéis de nata”, sublinha o TasteAtlas.
O pastel de Belém obteve uma classificação de 4,7 estrelas numa escala de 1 a 5, surgindo o pastel de Nata logo depois, com uma classificação de 4,6 estrelas.
Segundo explica o site dos Pastéis de Belém, a pastelaria lisboeta que contém a receita secreta dos mesmos, estes remontam ao início do século XIX, quando, na sequência da revolução Liberal, todos os conventos e mosteiros de Portugal foram encerrados e, “numa tentativa de sobrevivência”, alguém do Mosteiro dos Jerônimos colocou à venda numa loja ao lado, “uns doces pastéis, rapidamente designados por ‘Pastéis de Belém”.
“(…)A imponência do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraía os visitantes que depressa se habituaram a saborear os deliciosos pastéis originários do Mosteiro”, é explicado.
O fabrico dos pastéis, tal como os conhecemos hoje, iniciou-se em 1837. A pastelaria garante a receita é “transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente” e que esta “mantém-se igual até aos dias de hoje”.
Portugal é a quinta melhor gastronomia o mundo
Para o mesmo guia, e com base em 477.287 classificações válidas para 15.478 alimentos na sua base de dados, Portugal apresenta a quinta melhor gastronomia do mundo, num ranking elaborado com 100 países.
A nação lusa é ultrapassada apenas por Grécia, Itália, México e Espanha. França ocupa a oitava posição do ranking.
Além do pastel de Nata, as Migas, Francesinha e Feijoada à portuguesa foram indicadas com alguns dos pratos mais populares para experimentar.
Ainda nos rankings, o Alentejo ficou em 9.º lugar nas 100 Melhores Regiões do Mundo. Já na lista dos 100 melhores pratos do mundo, é possível encontrar a carne de porco à alentejana, que ocupa o 39.º lugar, e o bolo do caco, na 86.ª posição.
EURO NEWS