foto: Marquinhos Oliveira – CMM
O poeta angolano Antônio Antunes da Fonseca usou a tribuna durante a sessão desta terça-feira (12) para falar aos vereadores sobre a sua participação na Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) e também sobre a cultura angolana. O convite se deu pelo vereador Mário Verri, através da professora Maria Verginia Gonçalves, responsável pelo Projeto Abrindo Gavetas, que está realizando a exposição “Conexão Brasil/África” no hall de entrada da Câmara.
O escritor ressaltou a importância da troca e valorização cultural entre os países. “O intercâmbio entre instituições culturais, como o projeto Abrindo Gavetas e o Memorial Doutor António Agostinho Neto, permite a construção de pontes pela via da arte e da cultura, fortalecendo os laços entre Brasil e Angola. É uma grande satisfação ser recebido nesta Casa de leis, logo depois de termos participado da Flim desta bela cidade, que abre portas para o contato entre escritores e leitores.”
A professora Maria Verginia destacou a exposição que está sendo feita no hall da Câmara: “Apresentamos um pouco da história do ator, produtor e músico Grande Othelo, tão esquecido neste momento. Também estão expostos tecidos e roupas de vários países da África. Trouxemos o colorido destes países para o hall desta Casa. Convidamos a todos para apreciarem a exposição e destacar que tudo é feito a partir de muita pesquisa.”
O músico Ronaldo Gravino cantou duas canções, uma de sua autoria em homenagem ao ator Grande Othelo e um samba para apresentação da passista Simone Vieira.
fonte: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Maringá