A Polícia Federal de Maringá realizou três ações de combate ao crime organizado, vindo a apreender três carretas com cigarros contrabandeados do Paraguai.
CASO 1
Nas primeiras horas da manhã, após investigações e diligências, Policiais Federais identificaram um conjunto bitrem que se deslocava pela Rodovia PR 317, quase na entrada de Maringá/PR. Após breve acompanhamento tático, os Policiais Federais decidiram realizar abordagem quando a carreta ingressou no distrito industrial limítrofe entre Maringá. e Paiçandu.
Na verificação feita, constataram que os compartimentos de carga estavam repletos de caixas de cigarros de origem estrangeira, em número estimado de 900 caixas. O motorista, de 43 anos e morador de Mundo Novo/MS foi preso em flagrante por contrabando, estando à disposição da 3ª Vara Federal de Maringá.
CASO 2
Ainda durante a manhã de hoje, 18, durante barreira de fiscalização no posto da Polícia Rodoviária Estadual de Peabiru, Policiais Federais abordaram uma carreta que seguia em direção a Maringá. Na vistoria feita, constataram grande quantidade de caixas de cigarros de origem estrangeira no compartimento de carga (cerca de 600 caixas).
O motorista de 31 anos, morador de Costa Rica/MS, foi preso em flagrante por contrabando, estando à disposição da 1ª Vara Federal de Umuarama.
CASO 3
Em diligências iniciadas em flagrante realizado no último domingo, Policiais Federais constataram que uma carreta já identificada anteriormente em investigações preliminares, adentrou a cidade de Maringá e se deslocou até o Parque Industrial Bandeirantes, na saída para Paranavaí, ingressando em um barracão local.
Após vigilância, foi solicitada e autorizada a busca e apreensão no imóvel, sendo que os Policiais Federais localizaram a carreta no interior do barracão, carregada com cerca de 800 caixas de cigarros de procedência estrangeira. O local, sem qualquer ocupante, era um entreposto de transbordo de cargas ilícitas, contando com toda uma estrutura de empilhadeiras, caixas de papelão e cargas lícitas para ocultar o contrabando.
A carreta foi encaminhada à Receita Federal e prosseguem as investigações para se chegar à autoria do crime. As ações resultaram na apreensão de um milhão e cem maços de cigarros contrabandeados, num prejuízo às organizações criminosas de cerca de oito milhões de reais
ASC/PF