A Polícia Militar do Paraná confirmou na manhã desta quarta-feira, 20, a prisão de Marcos Paulo Leite da Silva, também conhecido como “Nego Fi”. Ele é apontado como líder de uma facção criminosa que atua em Sarandi, cidade da região metropolitana de Maringá (PR).
A prisão aconteceu ontem (19) por volta das 23h no âmbito da Operação Sanguinarius conduzida pela Diretoria de Inteligência da Polícia Militar do Paraná. Marcos foi preso na cidade Ponta Porã/MS, em ação integrada entre a Seção de Operações de Inteligência da DINT/PMPR e o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul.
A Operação teve início com a troca de informações entre Agências do SIPOM (Sistema de Inteligência da PMPR), em especial com a Agência Local de Inteligência do 32º Batalhão de Polícia Militar, com sede na cidade de Sarandi. O nome Sanguinarius é o latim para Sanguinário, em razão da característica violenta do alvo, o qual é apontado como autor de múltiplos homicídios nos Estados do Paraná e Santa Catarina.
MARCOS PAULO LEITE DA SILVA, vulgo “NEGO FI”
Natural de Sarandi/PR, Marcos conhecido como “Nego-Fi”, possui indicativo de liderança em uma facção criminosa com atuação em Sarandi/PR e região, responsável por crimes como tráfico de drogas e homicídios decorrentes da disputa por pontos de venda de entorpecentes. Ele estava foragido desde 27 de julho de 2022, quando fugiu do Sistema Prisional do Paraná. Além disso, o criminoso possui diversos registros criminais, entre eles, disparo de arma de fogo contra agente público (2017), ocasião em que baleou um policial militar da ROTAM no município de Sarandi. Fi, também foi identificado como um dos autores do triplo homicídio ocorrido no município de Itapema/SC, no dia 29 de setembro de 2024, pelo qual possuía mandado de prisão expedido pelo Estado de Santa Catarina. Ao todo, Marcos possuía três mandados de prisão em seu desfavor.