Prefeito de Londrina e governador do Paraná participam da abertura da ExpoLondrina 2023

A 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina será realizada até o dia 16 de abril, com ampla programação e várias novidades

Foto: Emerson Dias/NCom

Começou nesta quinta-feira (6) a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), considerada uma das maiores feiras do ramo no Brasil e na América Latina. Os portões foram abertos ao público às 9h, e a cerimônia oficial de abertura foi no período da tarde, com a participação de diversas autoridades locais e estaduais. Dentre eles, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, e o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, entre outros.

A ExpoLondrina é uma realização da Sociedade Rural do Paraná (SRP), com atrações culturais em shows e apresentações musicais, experiências gastronômicas, julgamentos de animais, além de palestras técnicas, seminários, cursos e atualizações de tecnologia. A programação contempla ainda a comercialização de carros, grandes maquinários, insumos para agricultura e leilões de gado. Em todo o parque, estão distribuídos quase 300 espaços comerciais, de diferentes portes.

Com duração até 16 de abril, a organização do evento estima a geração de 7 mil empregos, diretos e indiretos, com visitação de 500 mil pessoas pelo Parque de Exposições Ney Braga, ao longo de todo evento. Na última edição, o evento movimentou mais de R$ 1,5 bilhão em negócios, e a expectativa para 2023 é superar esses números.

O prefeito Marcelo Belinati destacou a importância da ExpoLondrina para a cidade e região, pelo seu impacto positivo na economia, incluindo a atração de novas indústrias e empresas que vêm participar ou visitar a feira. “A ExpoLondrina é fundamental para a cidade. É a maior exposição do Brasil e uma das maiores do mundo no setor do agronegócio. Vem gente do Brasil inteiro para cá, e até do exterior. Os hotéis estão cheios, a economia movimenta, e há uma grande troca de experiências de todo setor produtivo, na questão do agro, da inovação e da tecnologia. Isso reflete muito na cidade, pois gera milhares de empregos no período; a Prefeitura arrecada mais e poderá investir em projetos sociais, de saúde e educação. Além de tudo, leva o nome de Londrina de maneira positiva para todo Brasil”, detalhou.

Segundo o presidente da SRP, Marcelo Janene El-Kadre, comitivas de outros países estão na cidade para conferir a Exposição Agropecária. “Tenho certeza que os negócios gerados aqui dentro, a troca de conhecimento e a tecnologia, vão gerar muito mais para Londrina e o Brasil todo”, acrescentou.

Entre as principais novidades dessa edição, está a Praça da Inclusão, instalada bem na entrada do Parque Ney Braga. A área vai reunir profissionais de diferentes especialidades para orientar e esclarecer sobre práticas de inclusão, em especial para pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências. Também incentiva a adoção de políticas públicas direcionadas a este público. “Na parte tecnológica o que há de mais moderno no mundo teremos aqui, e a Praça da Inclusão é um marco. Uma área de inclusão para o autista e pessoas com deficiência, para que a gente possa ver que a diferença quem faz somos nós, às vezes por não saber lidar ou conduzir”, complementou El-Kadre.

Para o governador do Paraná, Ratinho Júnior, a ExpoLondrina abre o calendário de grandes eventos do ramo no estado, e já se consolidou como um patrimônio dos paranaenses. “É um evento que une a família, que une a tecnologia para a agricultura, e outra parte é a festa, com todos esses festivais e shows que animam todos que vem visitar. Uma mistura importante que acaba sendo, também, um grande atrativo turístico para Londrina. Sabemos que vem gente do Brasil inteiro visitar Londrina para estar nessa festa. Acaba desenvolvendo o setor econômico e de prestação de serviços, com hotéis e restaurantes lotados, e mexe com a economia de forma positiva”, frisou.

O governador destacou ainda a força do agronegócio, citando que no Paraná as cooperativas têm crescido 25% ao ano, em média, e o estado lidera a produção de grãos e de proteína animal, no país. “A agricultura do Paraná bateu recordes esse ano na colheita de soja, teremos uma boa safra de milho também nessa toada. Tudo isso nos consolida cada vez mais, trazendo investimentos de agroindústrias para o estado. Nos próximos dias, vamos inaugurar em Rolândia, ao lado de Londrina, a maior fábrica do mundo de nuggets, frango empanado e salsicha. Uma demonstração da força do agronegócio paranaense, atraindo muitas indústrias desse setor e gerando emprego para nossa gente em todo interior do estado”, concluiu.

A abertura oficial da ExpoLondrina 2023 contou com a presença dos secretários municipais de Governo, João Luiz Esteves; do Ambiente, Ronaldo Siena; de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino; de Saúde, Felippe Machado; superintendente da Caapsml, Luiz Nicácio; presidente da Cohab Londrina, Bruno Ubiratan; presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani; diretor de Operações da Londrina Iluminação, Alexander Fermino; e  chefe de Gabinete da Prefeitura, José Otávio Sancho Ereno.

Do Governo do Paraná, estiveram o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Jorge; secretário das Cidades e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; e o secretário de Inovação, Modernização, Transformação Digital e Desburocratização do Paraná, Marcelo Rangel.

Do Legislativo, compareceu o vereador Emanoel Gomes; os deputados federais Diego Garcia, Pedro Lupion, Marco Brasil e Luísa Canziani; os deputados estaduais Tercílio Turini, Alexandre Curi, Tiago Amaral, Cloara Pinheiro, Luiz Claudio Romanelli e Pedro Paulo Bazana.

A cerimônia contou ainda com a presença dos prefeitos de Cambé, Conrado Scheller; de Ibiporã, José Maria Ferreira; e de Toledo (Ohio-EUA), Wade Kapszukiewicz. Dentre as autoridades presentes, estavam também o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza; diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins; conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Durval Amaral; presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), José Roberto Ricken; presidente da ACIL, Angelo Pamplona; entre outros.

SHOWS – No primeiro dia de ExpoLondrina 2023, quem sobre ao palco para dar início à programação musical é a dupla Hugo e Guilherme, que tem conquistado fãs por onde passa. Pedro Sampaio, cantor e DJ, é o escolhido para completar a noite. Os visitantes poderão escolher entre pista, Camarote Brahma, Camarote Super Bull, Camarote Open Super Bull ou Camarote Corporativo para assistir aos shows, cujos ingressos estão disponíveis no site da ExpoLondrina.

Confira a grade completa:

06/04 – Hugo e Guilherme + Pedro Sampaio

08/04 – Zé Neto e Cristiano + Malifoo + Ana Castela

09/04 – Turma do Pagode + Dilsinho

12/04 – Guilherme e Benuto + Maiara e Maraisa + Abertura do Rodeio

13/04 – João Gomes + Gustavo Mioto + Ícaro e Gilmar

14/04 – Jorge e Mateus + Léo e Raphael (gravação de DVD)

15/04 – Luan Santana + Dennis DJ

16/04 – SUNSET com Gusttavo Lima + Final do Rodeio