A primeira sessão ordinária da 18ª Legislatura da Câmara de Maringá aconteceu na manhã desta terça-feira (4) e foi marcada pela presença do prefeito Silvio Barros (PP) que lembrou aos vereadores que tanto ele, quanto os edis, assumiram um compromisso com a população durante a campanha e que agora esse compromisso precisa ser honrado.
“Foi prometendo dar o melhor, que vocês conquistaram os votos que os trouxeram à esta Casa, e independente da ideologia de cada um, é preciso honrar o compromisso assumido e trabalhar em união”, disse o prefeito sem mencionar nenhum dos casos polêmicos que se materializaram já antes do início da Legislatura e que por serem pepinos que devem ser descascados por cada um, não devem atrapalhar a Casa de Leis a descascar os pepinos que a cidade tem para resolver.
Respondendo à pergunta de OFATOMARINGA.COM sobre o quanto questões como a presença de um presidente interino no Legislativo; (Sidnei Telles (Podemos) ocupa o cargo enquanto o STF não decide se afasta ou reconduz Mário Hossokawa (PP) ao cargo, além do FATO de o líder do Executivo na Casa, vereador Odair Fogueteiro (PP), ainda correr risco de perder seu mandato por uma sentença de nepotismo, e outros factóides que atrapalham o debate das matérias legislativas, podem impedir na produção de resultados, Barros disse que o Executivo acompanha esperando que tudo se resolva, mas que o relacionamento com a Casa será bom independente de questões pontuais.
“Estamos acompanhando tudo com muita atenção e expectativa, na esperança que tudo se resolva do melhor modo possível, mas independente do que pode acontecer com questões pontuais, o relacionamento com o Legislativo tem que ocorrer de forma harmônica e produtiva”, respondeu o prefeito.
Sobre seu discurso falar muito sobre ousadia, Silvio argumentou que é preciso olhar para as transformações que o futuro imediato nos reserva. “Temos que entender que nossa responsabilidade não se resume apenas em cuidar da cidade de hoje; precisamos cuidar da cidade e da população para andarmos no passo das transformações que o mundo vem sofrendo, e isso faz parte do nosso trabalho”, completou o prefeito que ressaltou a necessidade de harmonia entre os poderes para que os objetivos sejam alcançados.
Única ausência da sessão inaugural, a do presidente afastado Mário Hossokawa (PP), que participou ontem em Curitiba da posse de Alexandre Curi como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – Alep.
Para muitos dos presentes na Câmara, Hossokawa evitou participar do evento porque não está nem um pouco satisfeito com a suspensão imposta pelo STF. O presidente interino Sidnei Telles disse que Hossokawa continuou em Curitiba para acompanhar a posse da desembargadora Lidia Maejima, como primeira presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná em 132 anos de história.