Prefeito apresenta central de monitoramento da GM a secretário de Segurança

foto: Ana Caroline Alves/PMM

O prefeito Ulisses Maia e o secretário de Segurança de Maringá, Ivan Quartaroli, receberam nesta quarta-feira, 1º, o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, na sede da Guarda Civil Municipal, para apresentação do Centro de Controle Integrado (CCI). O local funciona, atualmente, como centro de monitoramento com controle de mais de 70 câmeras espalhadas pelo município. A visita teve como objetivo reforçar a importância da integração dos dados e a parceria da Guarda Municipal com as polícias Militar e Civil.

O prefeito Ulisses Maia destacou os investimentos realizados pela gestão municipal para implantação no sistema e reforço da segurança. “Esse é um dos sistemas de inteligência mais moderno do Brasil e, desta forma, queremos integrar as operações. Convidamos o secretário Hudson para conhecer a central e mostrarmos a tecnologia que vai tornar nossa segurança ainda mais inteligente”, disse o prefeito. Ele destacou a importância da integração dos dados das polícias Civil e Militar para otimizar o sistema.

O secretário municipal de Segurança, Ivan Quartaroli, explicou que a integração será fundamental para garantir ainda mais assertividade nas operações, sejam nos casos de prisão, busca e apreensão, roubo, tráfico e demais atividades. “Com essa integração, poderemos ajudar em casos de investigação como tráfico de pessoas e até mesmo sequestros ou ações de maior grau. O nosso maior objetivo é reforçar a segurança da cidade e, consequentemente, do nosso Estado.”

O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Hudson Leôncio Teixeira, elogiou o trabalho da segurança no município e o Centro de Controle Integrado (CCI). Ele também reforçou que vai trabalhar para integração dos dados entre Guarda Civil Municipal de Maringá e outras forças de segurança. “Fiquei impressionado com o CCI e com a qualidade do sistema, que com certeza será muito aproveitado pelas Polícias Militar e Civil”, disse.
O Centro de Controle Integrado conta com 10 baias de monitoramento das câmeras. No Centro de Monitoramento, que funciona 24 horas, também ficam concentrados os atendimentos via solicitações do 153, canal de denúncias da Guarda Civil Municipal.

foto: Ana Carolina Alves/ PMM

Operação integrada – No fim da tarde desta quarta-feira, 1°, ocorreu a abertura da Operação Integrada I, que reuniu forças de segurança que atuam no município e na região. A operação foi lançada pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Hudson Leôncio Teixeira, e pelo prefeito Ulisses Maia. Cerca de 100 agentes das Polícias Civil, Militar, Rodoviária, Ambiental e Penal, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) participam da força-tarefa. ASC/PMM