A primeira reunião do ano de 2023 dos prefeitos da Amusep aconteceu na manhã desta sexta-feira , 10, na sede da associação, na histórica avenida Nóbrega, 370.
Os prefeitos receberam representantes das Polícias Militar e Civil. Os comandantes do Terceiro Comando Regional, coronel Ademar Carlos Paschoal; do Quarto Batalhão, ambos com sede em Maringá, major José Renato Mildemberger Júnior; e da Nona Companhia Independente da Polícia Militar (PM), com sede em Colorado, major Erivelto Ferreira Coelho, participaram da reunião e ouviram dos prefeitos velhas demandas que são compartilhadas como ideias pelos orgãos de segurança. O deputado estadual do PP, Adriano José também participou da reunião.
Em primeiro lugar estourado na classificação vem a necessidade aumentar o efetivo de policiais nas cidades. A prefeita de Santo Inácio – Geni Violatto contou durante a reunião que seu município possui conta com apenas dois policiais e que ainda assim são compartilhados com até outras cinco cidades.
“Os policiais militares fazem o que podem”, disse a prefeita, mas sempre que eles estão atendendo ocorrências fora da cidade acontecem delitos como roubos e furtos”, explica a prefeita Geni Violatto.
O presidente da Amusep, Rogério Bernardo e o Comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná – coronel Ademar Paschoal confirmam que atualmente, as forças de segurança contam com aparelhamento satisfatório.
“Não faltam armas e munições e temos viaturas de boa qualidade. A carência de efetivo começará a ser sanada com a conclusão de um curso de formação que colocará à disposição do Estado mais 3 mil policiais”, explicou Paschoal.
Rogério Bernardo, presidente da Amusep, recolheu as demandas dos prefeitos e a Amusep deve apresenta-las ao governador do Estado do Paraná.