O Projeto de acolhida a imigrantes e refugiados no município de Sarandi nasceu em 2017 com aulas de língua portuguesa para o primeiro grupo de estrangeiros que chegou à cidade buscando um recomeço para suas existências. Atualmente o projeto conta com um comitê organizador das atividades que coordena atendimentos a cerca de 150 famílias provenientes do Haiti, Venezuela e República Dominicana entre outros. O curso de lingua portuguesa conta atualmente com a frequência de 80 estrangeiros divididos em três níveis de ensino: Iniciante, intermediário e avançado. O curso para crianças se desenvolve em núcleos exclusivos.
“Decidimos montar esse projeto para melhorar a comunicação dessas pessoas. Também estamos ampliando nossos planejamentos e dentro de alguns dias trabalharemos um quadro de formação e capacitação de enfermeiros entre os profissionais da saúde para atender os imigrantes com mais precisão”, explica a Coordenadora do projeto, Elena Maria.
As aulas acontecem todos os domingos, das 15h ás 17h, na PROMEC (Proteção ao Menor Carente) de Sarandi, localizado na Rua Jaçana, 941.
Prêmio:
Em 2018, a Prefeitura de Sarandi foi indicada para concorrer em três categorias no Prêmio Gestor Público Paraná e foi premiada Projeto de Acolhimento aos Imigrantes/Refugiados de Sarandi. A premiação aconteceu na ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná).
O Prefeito Walter Volpato se mostrou feliz ao receber a informação sobre o prêmio. “É com muita alegria que recebemos esse prêmio, pois simboliza que as atividades que o município vem exercendo são de valores sociais e estão agregando aos refugiados atendidos pelo projeto.” concluiu o Prefeito.
O prefeito Volpato lembrou que o apoio institucional da prefeitura, que fornece material didático e suporte da Secretária de Educação, é necessário reconhecer o mérito de parceiros como as paróquias Nossa Senhora das Graças, São Paulo Apóstolo, ARAS Cáritas de Maringá, PROMEC, Comitê dos Imigrantes de Sarandi, além do Gabinete de Relações Comunitárias (GRC) e dos professores voluntários.