Será realizada no final da tarde de hoje (12) uma reunião online do Grupo de Acompanhamento (GA) do Plano Diretor de Maringá. No sábado (17) está agendado um outro encontro on-line. Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipplam) da Prefeitura de Maringá participam das reuniões.
O Coordenador da Revisão do Plano Diretor, José Vicente Alves do Socorro, informa que entre os temas do encontro estão o uso e ocupação do solo, a transformação de avenidas de eixos comerciais para residenciais, entre outros. A participação na reunião será só para membros do GA e depois o conteúdo será disponibilizado na internet.
O GA foi formado em 2019 e tem 56 membros, desde empresários e representantes da construção civil, Câmara de Vereadores, movimentos populares, órgãos públicos, líderes de bairros, entre outros. No ano passado as atividades do GA pararam pela pandemia do coronavírus e foram retomadas recentemente.
O QUE É?
A aplicação das ações definidas no Plano Diretor melhoram a qualidade de vida do maringaense e são fatores determinantes para ratificar Maringá como a melhor cidade para se viver no Brasil. Entre esses aspectos estão a gestão democrática participativa, descentralizada e transparente; variedade cultural; iniciativas integradas entre o público e o privado; desenvolvimento sustentável; programas sociais melhorando a vida de pessoas de baixa renda e em vulnerabilidade social; entre outros.
O Plano Diretor começou a ser debatido pelo Ipplam em 2019 e deve ficar pronto até o final do ano. Ele segue quatro etapas: mobilização e proposta metodológica; análise temática integrada ou do diagnóstico; diretrizes e proposições; legislação e implementação. ASC