Prefeitura promove palestras sobre empregabilidade na ′Semana do Jovem Aprendiz′

A ação acontece nesta quinta -feira e sexta, 3 a partir das 9h às 17h, no Auditório Hélio Moreira. A ação é gratuita e aberta ao público.

foto: Rafael Macri/ PMM

Para estimular a aprendizagem e a empregabilidade de jovens, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), promove nesta quinta, 2, e sexta-feira, 3, a ′Semana do Jovem Aprendiz′, com diversas palestras e debates. A ação acontece das 9h às 17h, nos dois dias, no Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal. A ação é gratuita e aberta ao público.

Durante o evento, os jovens participarão de palestras com orientações sobre a Lei da Aprendizagem 10.097/2000, empregabilidade, como se comportar em uma entrevista de emprego, entre outros temas. “É a primeira vez que realizamos um evento como este e acreditamos que irá contribuir muito com os jovens, com orientações sobre o mercado de trabalho”, explica o secretário de Juventude, Emmanuel Predestin.

Jovens entre 14 e 24 anos também poderão realizar o cadastro no programa ′Jovem Aprendiz′, participar de uma seleção para entrevistas de emprego, além de se inscreverem em cursos gratuitos oferecidos pelas instituições nos dias do evento. Os interessados devem apresentar CPF e RG. A presença de pais ou responsáveis não é obrigatória.

Participam das atividades cinco instituições parceiras: Gerar, Lins de Vasconcelos, Lar Escola, Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e Instituto de Aprendizagem Profissional Maringá (Inamare).

 

Lei da Aprendizagem 

A lei foi criada para regulamentar a contratação de jovens no mercado de trabalho. Ela prevê a inclusão de aprendizes entre 14 e 24 anos incompletos que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Para pessoas com deficiência (PCD), não há limite de idade. ASC/PMM

 

Confira o cronograma da ′Semana do Jovem Aprendiz′:

02/03 – Quinta-feira

14h30 – Oportunidades geradas pelo Programa de Aprendizagem na Visão do RH (Gerar)

15h – O protagonismo jovem (Lins de Vasconcelos)

03/03 – Sexta-feira

9h – Brasil: um país de oportunidade (Ciee)

14h30 – Aprendiz e Saúde Mental no Trabalho (Lar Escola)