PRF encerra Operação Finados 2023 no Paraná

Foco da operação foi a fiscalização de infrações que aumentam a mortalidade: ultrapassagens proibidas e excesso de velocidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, neste domingo (5), a Operação Finados 2023 no Paraná. Neste ano, durante os cinco dias de operação, que teve início no dia 1º, a PRF direcionou esforços para combater infrações de trânsito que são responsáveis por potencializar a mortalidade no trânsito: ultrapassagens em locais proibidos e excesso de velocidade.

Durante as fiscalizações, 654 motoristas foram flagrados ultrapassando em locais proibidos – mais de cinco flagrantes por hora. As autuações representam um aumento de 64%, em comparação com o mesmo período de 2022.

Nas fiscalizações de excesso de velocidade, com a utilização de radares móveis, foram flagrados 4.172 veículos circulando em velocidade superior à permitida – sendo 687 em 2022. O aumento de mais de seis vezes, deve-se ao direcionamento de recursos com o objetivo de redução de mortes, tendo sido aumentadas as horas de fiscalização com o equipamento em quase 300%. Classificada pelo Código de Trânsito Brasileiro como infração gravíssima, os motoristas estão sujeitos a uma multa de R$ 880,41, além da suspensão da CNH.

Observou-se que 330 pessoas, entre motoristas e passageiros, foram flagradas sem utilizar o cinto de segurança, equipamento essencial para reduzir a mortalidade e os ferimentos em caso de acidentes.

Acidentes

Durante a operação foram registrados 80 acidentes, com 98 pessoas feridas e 7 pessoas mortas. Todos os acidentes envolveram mais de um veículo e ocorreram com pista seca e com traçado reto. PRF/PR

DADOS DE MARINGÁ 

9 acidentes
13 feridos
1 morto

11 condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool

34 sem cinto sem segurança

324 com excesso de velocidade

19 fazendo ultrapassagens proibidas