O Procon, da Prefeitura de Maringá, alerta os consumidores para que não caiam no golpe da taxa dos Correios. Os criminosos enviam links, mensagens e e-mails solicitando o pagamento para liberar supostas encomendas que estariam nos Correios. Esse tipo de fraude aumenta nessa época do ano, quando os consumidores costumam comprar produtos aproveitando descontos de sites ou para presentear amigos e familiares nas festas de fim de ano.
Os Correios não enviam esse tipo de mensagem. Caso o interessado clique na mensagem, ele corre risco de ter seus dados copiados pelos golpistas. Pior, se pagar a taxa solicitada, ficará com o prejuízo porque não existe tal liberação de encomendas. “Todo cuidado é pouco nessa época”, alerta o coordenador do Procon, Edjalma Alves. “A pessoa acha que está fazendo a coisa certa pagando a taxa e, na verdade, está perdendo dinheiro e tendo prejuízo”.
O Procon orienta que o único meio de verificar como está sua encomenda ou pagando os tributos em caso de importação de produtos, é usando o aplicativo ou acessando o site dos Correios.
Quando você faz uma compra e a opção de frete/envio é pelos Correios, o lojista deve passar um código para o comprador, que tem duas letras, oito números e mais duas letras (tipo: AB12345678BR). Com esse código, o comprador entra na seção Rastreamento, no site dos Correios, e vai aparecer onde está sua encomenda e a previsão de entrega.
FIM DE ANO
O Procon já divulgou orientações para os consumidores não caírem em golpes no final do ano. Entre eles sobre as promoções como (a Black Friday) e também o Golpe Imobiliário, onde a família aluga casa na praia para passar o final de ano e descobre que o local não existe ou já está alugado para outras pessoas.
CANAIS DO PROCON:
* Whats app: (44) 98402-0433 ou 98402-0278
* Atendimento: 151
* E-mail: procon@maringa.pr.gov.br
ASC/PROCON
TEXTO: ANDYE IORE