A Black Friday 2024, acontecerá no dia 29 de novembro, sexta-feira. O Procon, da Prefeitura de Maringá, orienta os consumidores para fazerem compras conscientes e não ficarem endividados depois. E também para não caírem em golpes. O fim de ano é um período comum de fraudes. Seja presenciais ou pela internet.
“Todo cuidado é pouco”, comenta o coordenador do Procon, Edjalma Alves. “Os consumidores precisam ficar em alerta agora para não terem prejuízo depois”.
Por isso, o órgão de defesa do consumidor dá dicas sobre como fazer boas compras e evitar problemas:
* não compre por impulso. Planeje sua compra, avalie se você não ficará endividado depois;
* faça uma lista do que você quer comprar;
* pesquise antes de comprar. A diferença de preços é grande de uma loja para outra;
* não caia em armadilhas: nem sempre uma promoção está com item barato;
* peça a nota fiscal. Ela é a garantia caso você precise trocar o que comprou;
* confira se sua compra terá frete e se já está embutido no valor da compra;
* não caia em golpes. Nessa época é comum receber mensagens e ligações pedindo seus dados pessoais. Se não conhece, não forneça suas informações;
* se comprar pela internet, confira se loja tem endereço, telefone. Pesquise se alguém já comprou nessa loja. Se tiver dúvida, não compre.
REGISTRO
Caso tenha algum problema na compra, você pode fazer consulta pelo telefone 151. E, se precisar registrar reclamação ou denúncia, vá até a sede na avenida Horácio Raccanello Filho, 5645, ao lado do Terminal Urbano. É preciso apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e provas do caso. Como nota fiscal, fotografia, video, prints de conversas.
Texto: Andye Iore / Procon