A Prefeitura de Maringá divulgou nesta sexta-feira, 25, dados que demonstram que em virtude da pandemia houve aumento na procura dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social no 1º semestre de 2021. A Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social atendeu 27,3 mil famílias, 39,65% a mais em relação ao mesmo período de 2020.
A principal procura tem sido pelos benefícios socioassistenciais de prestação continuada e eventuais, como auxílios de alimentação.
Enquanto no inteiro ano de 2020 foram distribuídas 20 mil cestas básicas, só até maio de 2021 já se distribuiu 12.500.
CARTÕES ALIMENTAÇÃO E AUXÍLIO MARINGÁ
A prefeitura enfatiza que foram distribuídos 10 mil cartões alimentação no valor de R$ 90 no primeiro semestre de 2021 e que outros dez mil cartões serão entregues neste segundo semestre.
Outro instrumento de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social é o Auxílio Emergencial Maringá, criado este ano pela gestão do prefeito Ulisses Maia. Foram beneficiadas mais de quatro mil famílias com o valor de R$ 600.
CENTRO POP
A Secretaria também atua no acolhimento de pessoas em situação de rua. O Centro Pop, por exemplo, atendeu 4,5 mil indivíduos em 2020. Foram 2,4 mil na unidade e 2 mil por meio do serviço de abordagem social. O atendimento é ampliado durante o inverno e atua 24 horas por dia. Neste ano, foram 1,9 mil atendimentos.
AGORA NA TV WEB – O FATO MARINGÁ