foto: Marquinhos de Oliveira
A Câmara de Maringá homenageou o professor Jorge Villalobos com o título de Cidadão Benemérito de Maringá. A homenagem foi proposta pelo vereador Belino Bravin Filho e pelos vereadores da Legislatura 2017-2020 Carlos Mariucci e Cristiano Niero Astrath. A entrega foi realizada em sessão solene na noite de sexta-feira (3), na presença de vários amigos, familiares e autoridades.
Villalobos agradeceu aos vereadores autores e à Câmara a homenagem. “Meu mais profundo muito obrigado por esse reconhecimento. E a nossa jornada continua. Amo esta cidade e continuarei contribuindo para que ela seja um ótimo lugar se viver.” Ele disse que a Universidade Estadual de Maringá é a instituição que tem o maior número de homenageados. “Isso demonstra que a UEM serve à comunidade, está próxima das pessoas”, ressaltou.
O professor destacou as pessoas que contribuíram para que a luta ambiental tivesse voz na cidade. “Eu comecei a ser ouvido sobre as questões ambientais quando um promotor de justiça abriu uma porta para uma atuação ambiental efetiva”, lembrou.
Villalobos também destacou a importância da imprensa para a luta ambiental. “A imprensa abriu espaço para a discussão ambiental e isso é fundamental para que a comunidade tenha conhecimento sobre o tema e possamos levar a discussão a um número maior de pessoas.”
O deputado federal Ênio Verri falou sobre a preocupação do homenageado com os problemas estruturais da cidade e lembrou a atuação dele junto à gestão municipal de 2001. “Jorge contribui para a construção de uma sociedade mais justa. Ele trabalha muito pela cidade e agora com o título irá contribuir ainda mais.”
O deputado estadual Evandro Araújo ressaltou que Villalobos é um “vocacionado para o serviço público pela capacidade de dialogar e interferir na transformação da sociedade de forma positiva”. “Ele é uma inspiração pela sua forma de atuar.”
O vice-prefeito, Edson Scabora, que representou o prefeito Ulisses Maia na solenidade, disse que várias políticas públicas foram modificadas em função da atuação de Villalobos. “Maringá deve muito a ele. Esse título é o reconhecimento ao talento e ao suor do professor Villalobos por sua atuação na área ambiental, um dos maiores desafios do Brasil.”
Niero, um dos autores da homenagem, lembrou que Villalobos foi seu professor no curso de Geografia na UEM e destacou a influência dele em sua vida. “O professor Villalobos me ensinou a quebrar vários paradigmas, tanto no âmbito acadêmico, pessoal e também profissional. Villalobos é um exemplo de professor, pesquisador e cidadão atuante em nossa sociedade.”
Mariucci, também autor da homenagem, fez um relato resumido do currículo do professor Villalobos e destacou a atuação dele na área ambiental sempre em busca do bem-estar da comunidade. “Nossa homenagem foi motivada principalmente pela defesa ambiental feita pelo professor Villalobos. A crença dele de que é possível mudar o mundo e seu comprometimento para que essa mudança se realize é uma inspiração para todos.”
A vereadora Ana Lúcia Rodrigues entregou um buquê de flores à esposa do professor Villalobos, doutora Vanda de Oliveira Cardoso.
ASC/CMM