O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação ministrou nesta terça-feira, (23), em Sarandi, um curso de capacitação em primeiros socorros para profissionais da rede municipal de ensino.
O curso abordou técnicas para identificar vítimas em situações que exijam atendimento de urgência, desde paradas cardiorrespiratórias, infartos, acidentes vascular cerebral e outras possíveis situações de risco que podem ter a providencial intervenção de um professor preparado, até a chegada dos socorristas.
De acordo com o enfermeiro socorrista Pedro Corrêa, o curso oferece noções básicas mas que podem salvar vidas. “Os professsores poderão aplicar as técnicas com segurança enquanto a equipe médica especializada não chegar ao local”, ressaltou.
O treinamento é previsto na lei municipal Nº 13.722 de 4 de outubro de 2018, batizada de “Lei Lucas”, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino.
“Com esta preparação estaremos aptos para intervir de forma correta quando nos deparamos com alguma situação de risco”, enfatiza a Coordenadora pedagógica Marcilene Gregório.
fonte: assessoria de imprensa Pref. Sarandi